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http://hdl.handle.net/10174/26491
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Title: | A influência do perfil do consumidor na resposta ao product placement nas séries televisivas |
Authors: | Piteira, Filipa Raquel Nunes |
Advisors: | Carvalho, Leonor Vacas |
Keywords: | Product placement Diferenças individuais Televisão Product placement Individual differences Television |
Issue Date: | 9-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objetivo deste estudo é perceber se (e como) o perfil do consumidor influencia a
resposta ao product placement, uma ferramenta de marketing que as marcas podem utilizar
para alcançar os consumidores, especialmente aqueles que tendem a evitar anúncios
publicitários.
Para alcançar este objetivo, foi aplicado, entre julho de 2018 e janeiro de 2019, um
questionário online que obteve 293 respostas válidas.
Depois da análise dos dados, as principais conclusões são: (1) o género não influencia a
atitude relativamente ao product placement, mas a idade e as habilitações académicas
influenciam; (2) os níveis de recordação e reconhecimento das marcas foram geralmente
baixos, mas algumas tendem a ser mais recordadas ou reconhecidas que outras
(especialmente as de alto envolvimento); (3) alguns comportamentos dos consumidores
podem ser influenciados pela sua atitude relativamente ao product placement; Abstract:
The influence of consumers’ profile on responses to product placement in TV series
The purpose of this study is to understand if (and how) consumers’ profile influences the
response to product placement, a marketing tool that brands can use to reach consumers,
especially those who tend to avoid traditional advertising.
To reach this objective, an online survey was applied between july 2018 and january
2019, which got 293 valid responses.
After the data analysis, the main conclusions are: (1) gender does not influence the
attitude towards product placement, but age and academic qualifications do; (2) the recall and
brand awareness levels were generally low, but some brands tend to be more mentioned or
recognized than others (especially high involvement ones); (3) consumer behaviour might be
influenced by the attitude towards product placement. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26491 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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