Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26466

Title: Diagnóstico e reflexão sobre o passado e prognóstico sobre o futuro da revista TMQ – Uma análise da evolução da produção científica (2009-2018)
Authors: Saraiva, Margarida
Pires, António Ramos
Villalobos Moya, Keylor
Editors: Saraiva, Margarida
Pires, António Ramos
Villalobos Moya, Keylor
Keywords: Gestão da qualidade
Evolução da qualidade
Investigação na qualidade
Perspetivas futuras
Issue Date: Jun-2019
Publisher: Edições Sílabo
Citation: Margarida Saraiva, António Ramos Pires & Keylor Villalobos Moya (2019). Diagnóstico e reflexão sobre o passado e prognóstico sobre o futuro da revista TMQ – Uma análise da evolução da produção científica (2009-2018). In António Ramos Pires, Margarida Saraiva & Álvaro Rosa (Eds.), TMQ – Techniques, Methodologies and quality: Número Especial 10 anos – Qualidade no Futuro. Lisboa: Edições Sílabo, pp. 17-40. ISBN: 978-989-561-011-2
Abstract: A Revista TMQ nasceu de uma iniciativa do Departamento de Métodos Quantitativos da ISCTE Business School (IBS), com o apoio da Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial do ISCTE (UNIDE-ISCTE) e do Grupo de Investigação Estatística e Análise de Dados (GIESTA-ISCTE). Em 2009, esta revista alargou o seu âmbito e adotou a perspetiva de multidisciplinaridade. Em 2012, com a ligação à Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUAL), a TMQ sofreu algumas modificações, destacando-se a mudança de designação, de editora, a atribuição de um ISSN e a indexação à Latindex. Com este artigo pretende-se refletir sobre a história da Revista TMQ, desde a sua origem até aos dias de hoje, e analisar a evolução da produção científica, publicada nos 17 números editados, no período de 2009 a 2018, através da utilização das palavras-chave, enunciadas pelos autores. Os principais resultados obtidos mostram que «Qualidade», «Gestão», «Modelos/ Métodos e Ferramentas da Qualidade» e «Qualidade na Saúde» são as palavras-chave que apresentam maior frequência e com menor frequência surgem os temas relacionados com normas de sistemas de gestão, com o ensino superior, os serviços, a abordagem por processos e a sustentabilidade. A publicação de números especiais temáticos teve grande impacto na frequência de palavras-chave como «Qualidade na saúde» e «Lean», mas também no próprio desenvolvimento da revista, criando boas perspetivas futuras.
URI: http://www.silabo.pt/Conteudos/0112_PDF.pdf
http://hdl.handle.net/10174/26466
ISBN: 978-989-561-011-2
Type: bookPart
Appears in Collections:GES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cap. TMQ 10 anos_artigo 1.pdf29.53 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois