|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26420
|
Title: | Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional |
Authors: | Nogueira, Sílvia Maria Rosado |
Advisors: | Fialho, Isabel José Botas Bruno |
Keywords: | Ensino e Formação Profissional Ciclo de Qualidade EQAVET Escola Profissional Avaliação Externa de Escolas Education and Professional Training Quality Cycle EQAVET Vocational School External Schools Evaluation |
Issue Date: | 13-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a
Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no
Ensino e Formação Profissional a nível europeu, procurando melhorar a qualidade a
todos os níveis, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais.
A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar contributos para
o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como principais
referências a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014 e uma escola
profissional da região Alentejo onde se aplicaram os vários instrumentos de recolha de
dados.
Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha
de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestruturada que foi
realizada ao Diretor da escola profissional e ainda, questionários que foram aplicados
aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders.
Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se
operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET,
os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma
das fases do ciclo de garantia da qualidade.
Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade
a proposta de implementação, a qual pode ser usada pelas escolas profissionais. Esta vai
mais além do que está determinado pela ANQEP e apresenta um racional a seguir, pois
identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e também inclui um conjunto de
vários indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores
indicativos, o que vai permitir às escolas escolherem os mais adequados à sua realidade;Implementation of EQAVET. Contributions to a quality system in a vocational
school
Abstract:
The European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education
and Training (EQAVET) aims to contribute to the improvement of quality in vocational
education and training at European level, seeking to improve quality at all levels, while
respecting the diversity of national educational systems.
This dissertation aims to present contributions to the quality assurance system in
line with EQAVET. Our main references were the 2009 European Recommendation,
Decree-Law No. 92/2014 and a vocational school in the Alentejo region where the
various data collection instruments were applied.
We opted for a qualitative methodology that combines various data collection
methods, the bibliographic and documentary research, the semi-structured interview that
was conducted to the Director of the vocational school and also questionnaires that were
applied to the several participants of the process and one of the main stakeholders.
The results obtained allowed us to identify procedures to be developed in order to
operate a quality assurance system in line with the EQAVET Framework, the most
appropriate indicative descriptors and quality indicators for each phase of the quality
assurance cycle.
We present as main contributions to the quality assurance system the
implementation proposal, which can be used by vocational schools. This goes beyond
what is determined by ANQEP and presents a rational to follow, as it identifies and
substantiates the various phases to develop and also includes a set of various quality
indicators, directly related to the indicative descriptors, which will allow schools to
choose the ones best suited to their reality. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26420 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|