Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26380

Full metadata record

DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNunes, Maria de Fátima-
dc.contributor.editorRuiz -Berdún, Dolores-
dc.date.accessioned2020-01-13T15:06:28Z-
dc.date.available2020-01-13T15:06:28Z-
dc.date.issued2018-12-31-
dc.identifier.citationMaria de Fátima Nunes , “CIÊNCIA E IDEOLOGIA NOS CONGRESSOS DA ASSOCIAÇÃO LUSO ESPANHOLA PARA O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS.ESTRATÉGIAS CIENTÍFICAS,POLÍTICAS E DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS”, Ciencia y Técnica en la Universidad. Trabajos de Historia de las Ciencias y de las Técnicas, Alcalá de Henares, Ed. Universidade AH, 2018, [2019], Volumen I, pp. 483-494.por
dc.identifier.isbnVolumen l:978-84-16978-80-9-
dc.identifier.isbnObra Completa:978-84-16978-79-3-
dc.identifier.urihttps://xiiicongresosehcyt.wordpress.com/2019/01/11/libro-de-actas-del-congreso-disponible-online/#like-914-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10174/26380-
dc.description.abstractPartindo de duas realidades e da metodologia de método comparativo –Portugal e Espanha –JAE(1907-19391) e JEN (1929-1936), um ponto de encontro dos dois países. Fizemos um cruzamento de território de investigação que nos permitisse pensar em políticas científicas, em encontros de parlamentos itinerantes –Congressos científicos –e na política educativapara os Liceus, nos dois países, a partir de políticas científicas hierarquizadas top-down, como as que a JAE (Espanha) a JEN (Portugal) usaram.Está sobre a mesa discutir a importância que estes congressos desempenharam no contexto científico e nas diplomacias científicas nos dois países, no posicionamento que Portugal e Espanha se colocava face à Europa, mas também face à América Latina, mercê das relações históricas que os Estados peninsulares tiveram (e têm...) com esta parte do globo. A discussão que propomos neste texto parte da convergência de dois fictores decisivos. Um, a dinâmica comparativa e transnacional decorrente do projeto em que este trabalho se encontra inserido -Dinámicas de renovación educativa y científica en las aulas de bachillerato; outroa vitalidade de novas agendas que a História da Ciência vai abrindo a partir de grupos de investigação consolidados e enquadrados pelo projeto inerncional, financiado por Autonomia de Madrid - Esapanha, «Dinámicas de renovación educativa y científica en las aulas de bachillerato (1900-1936): una perspectiva ibérica. [HAR2014-54073-P] –Madrid»por
dc.description.sponsorshipProjeto: Dinámicas de renovación educativa y científica en las aulas de bachillerato (1900-1936): una perspectiva ibérica. [HAR2014-54073-P] –Madrid.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Alcala de Henares - Servicio de Publicaciones Plaza de San Diego ,s/n 28801 Alcalá de Henares www.uah.espor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistrória da Ciênciapor
dc.subjectCongressos Científicospor
dc.subjectCiencia e Diplomaciapor
dc.subjectAssocação Luso-Espanhola Progesso Ciênciaspor
dc.subjectPortugal-Espanhapor
dc.subjectséculo XX entre guerraspor
dc.titleCIÊNCIA E IDEOLOGIA NOS CONGRESSOS DA ASSOCIAÇÃO LUSO ESPANHOLA PARA O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS.ESTRATÉGIAS CIENTÍFICAS,POLÍTICAS E DE RELAÇÕES INTERNACIONAISpor
dc.typebookPartpor
dc.identifier.edicaoUniversidad de Alcala de Henars-
dc.identifier.volumeVol. I-
dc.identifier.numpag11 pp.-
dc.identifier.capitulode livro-
dc.identifier.sharewithDepartamento de História - ECSpor
dc.identifier.authoremailmfn@uevora.pt-
dc.identifier.scientificarea708por
Appears in Collections:HIS - Publicações - Capítulos de Livros
CEHFC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ciencia e ideologia.pdf760.35 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois