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http://hdl.handle.net/10174/26317
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Title: | A evolução da imagem de moda: análise dos meios de comunicação nas revistas Harper´s Bazaar e Vogue |
Authors: | Roberto, Carolina Mendes Pereira |
Advisors: | Leandro, Sandra Gomes, Rogério Zanetti |
Keywords: | Design de Comunicação Design de Moda Design Editorial Editorial Revistas de Moda Communication Design Fashion Design Editorial Design Image Fashion Magazines |
Issue Date: | 31-Oct-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Num mundo onde as imagens digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano,
as reflexões acerca de sua influência tornaram-se inevitáveis. Grandes revistas
de Moda sentiram a queda na venda dos materiais impressos e consequentemente
mudaram o foco de seu trabalho para as plataformas digitais. Perceberam que grande
parte de seu público visita diariamente as mídias sociais digitais, sites e aplicativos com
conteúdo de acesso livre, além de ter aprendido a absorver informações por meio de
imagens conceituais.
Neste contexto, esta Dissertação de Mestrado primeiramente fundamentou os
conceitos de imagem e Moda de acordo com referenciais teóricos que abordam o tema,
com o objetivo de melhor compreender a área de trabalho. Foram apresentados conceitos
de autores de referência que estudaram o tema a fim de expor diversas abordagens
que envolvem o objeto de análise. Num segundo momento, relacionou os três
paradigmas da imagem de e Lucia Santaella Winfried Nöth e o quarto paradigma da
imagem de Santaella com o evolução dos meios de comunicação da Moda, desde o seu
início até os dias de hoje.
Num terceiro momento, analisou a história das revistas Harper’s Bazaar e Vogue
desde a primeira publicação, os seus principais colaboradores: diretores de arte, ilustradores
e fotógrafos. Apresentou uma seleção de imagens destas revistas para a compreensão
do desenvolvimento da informação de Moda. Considerou também o contexto
atual dos meios de comunicação destas revistas e sua transformação a partir da convergência
de mídias, interpretando as perspectivas para o futuro da divulgação da Moda; ABSTRACT:
In a world where digital images are increasingly present in daily life, reflections
about their influence have become inevitable. Major Fashion magazines are feeling the
downfall in the sale of print magazines and consequently shifting the focus of their work
to digital platforms. They realized that today a large part of their audience is daily visiting
digital social media, websites and applications with free access content, and has learned
to absorb information through conceptual images.
In this context, this Master’s Dissertation first bases the concepts of image and
fashion according to theoretical references that approach the theme, aiming to better
understand the work area. We present concepts of reference authors who studied the
theme in order to expose diverse approaches that involve the object of analysis. In a
second moment, it relates the three paradigms of the image of Lucia Santaella and
Winfried Nöth and the fourth paradigm of the image of Santaella with the evolution of
the media of the Fashion, from its beginning to the present day.
In a third moment, it analyzes the history of the magazines Harper’s Bazaar and
Vogue from the first publication, its main collaborators: directors of art, illustrators and
photographers. It presents a selection of images of these magazines for the understanding
of the development of the information of Fashion. It also considers the current context
of the media of these magazines and their transformation from the convergence of
media, interpreting the perspectives for the future of the dissemination of Fashion. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26317 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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