Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26315

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a emergência da matemática no contexto de exploração da educação física
Authors: Luz, Rute Isabel Matias da
Advisors: Canavarro, Ana Paula
Keywords: Matemática
Educação Física
Conexões
desenvolvimento do sentido do número
Geometria
Mathematics
Physical Education
Connections
Number sense
Geometry
Issue Date: 22-Oct-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares da Prática de Ensino Supervisionada, e reporta-se a uma investigação realizada nos contextos de Creche e de Jardim de Infância. Esta investigação teve como objetivos fundamentais compreender, analisar e refletir sobre que matemática pode ser explorada no contexto de Educação Física, permitindo-me responder às seguintes questões: Que conteúdos de Matemática revelam as crianças ter aprendido através de tarefas de conexão com a Educação Física? Que dificuldades revelaram as crianças? Como é que o ambiente educativo promoveu as aprendizagens destas crianças? Foi elaborada uma proposta didática constituída por sequências de tarefas significativas tendo em vista o desenvolvimento da Matemática, nomeadamente o Sentido do Número e a Geometria, no contexto de Educação Física. A recolha de dados foi diversificada, recorrendo às respostas das crianças às tarefas e a análise de dados teve como base fundamentos teóricos. A investigação permitiu-me constatar que as conexões com a Educação Física permitem às crianças desenvolver diversos conteúdos a nível da Matemática, ao mesmo tempo que desenvolvem as suas capacidades motoras. Durante a investigação foram registadas algumas dificuldades sentidas pelas crianças, que foram desaparecendo ao longo do tempo. O ambiente educativo teve um papel muito importante durante a realização de todas as tarefas propostas, assim como a rotina abordada no quotidiano das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The emergency of the Mathematics in the context of the exploration of Physical Education. Abstract: This report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular units, and refers to an investigation carried out in the Nursery and Kindergarten contexts. This research aimed to understand, analyse and reflect on what mathematics can be explored in the context of children’s body activity. Three questions oriented my research: What mathematical contents reveal that children have learned through tasks related to body activity? What difficulties did the children reveal? How did the educational environment promote the learning of these children? A didactic proposal was elaborated consisting of sequences of significant tasks designed for the development of mathematical concepts, namely connected with Number Sense and Geometry, in the context of children’s body activity. Data collection was diverse, using children's responses to tasks and data analysis was based on theoretical foundations. The main conclusions highlight that connections with body activity enable children to develop diverse mathematical content while developing their motor skills. Some difficulties were experienced by the children, but disappeared over time. The educational environment played a very important role in the accomplishment of all the proposed tasks, as well as the routine approached in the children's daily lives.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26315
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Educação_Pré-escolar-Rute_Isabel_Matias_da_Luz-Prática_de_ensino_supervisionada_em_educação....pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois