Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26085

Title: Temple - uma linguagem de programação para o ensino de programação
Authors: Pimenta, José Miguel Mestre
Advisors: Barão, Miguel
Tavares, Vasco Fernando de Figueiredo
Keywords: Linguagem de programação
Programação
Ensino de programação
Interpretadores
Compiladores
Programming language
Teaching programming
Interpreters
Compilers
Issue Date: 8-Nov-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A disciplina introdutória de programação é muitas vezes o primeiro contacto que os alunos de engenharia informática têm com a programação. Muitos alunos demonstram dificuldades nessa primeira disciplina e a linguagem de programação utilizada pode influenciar essas dificuldades. Nesta dissertação pretende-se averiguar o estado atual das disciplinas introdutórias de programação para se poder criar uma linguagem de programação adequada aos problemas existentes. Foi realizado um estudo para verificar a situação atual a nível mundial e de Portugal, observando quais as linguagens de programação utilizadas na disciplina introdutória de programação, considerando os cuidados a ter no ensino da programação, as dificuldades manifestadas pelos alunos e professores e ainda qual o paradigma mais adequado para ser utilizado nesta primeira abordagem à programação. Com base na informação adquirida foi criada uma linguagem que pretende colmatar alguns dos problemas descobertos e ser uma alternativa às linguagens de programação existentes no ensino de programação; Abstract: Temple - A Programming Language for Teaching Programming The introductory programming course is often the first contact that computer engineering students have with programming. Many students demonstrate difficulties in this first discipline and the programming language used can influence these difficulties. In this dissertation we intend to investigate the current state of the introductory programming courses in order to create a new programming language appropriate to the existing problems. A study was carried out to verify the current situation worldwide and in Portugal. We took a look at which programming languages are used in the introductory programming courses, the problems that we should pay attention to, the difficulties manifested by students and teachers and the most appropriate paradigm to be used in this first approach to programming. Based on the information acquired, a language was created that aims at solving some of the problems discovered and to be an alternative to the existing programming languages to teach programming.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26085
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Engenharia_Informática-José_Miguel_Mestre_Pimenta-Temple....pdf3.8 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois