Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25619

Title: A importância dos sistemas de recompensa para a motivação e satisfação dos trabalhadores no sector da hotelaria
Authors: Rato, Inês Murteira da Silva
Advisors: Oliveira, Maria de Fátima Nunes Jorge
Keywords: Sistemas de recompensa
Motivação
Hotelaria
Reward systems
Satisfaction
Hospitality
Issue Date: 7-May-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: No presente estudo pretendeu-se compreender se os sistemas de recompensas influenciam a motivação e satisfação dos trabalhadores no sector hoteleiro. Foram abordados os temas dos sistemas de recompensa e, por sua vez a gestão de recursos humanos, a motivação e a satisfação, a nível de conceitos, políticas, modelos, teorias e as suas aplicações ao sector. Em termos de metodologia optou-se por uma investigação empírica de natureza quantitativa, cuja técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito e o instrumento foi o questionário. O questionário foi aplicado on-line, utilizando um fenómeno conhecido como “bola de neve”, utilizando várias plataformas de divulgação apelando à sua partilha. Após a análise dos dados foi possível constatar que os Sistemas de Recompensa, como política de Gestão de Recursos Humanos, não são percecionados como bem estruturados, facto que influencia diretamente a motivação e satisfação dos respondentes. Observou-se, ainda, que os níveis de satisfação dos respondentes são relativamente baixos. No que se refere aos níveis de motivação apresentam valores globalmente superiores aos da satisfação, nomeadamente nos aspetos relacionados com a motivação intrínseca, o que significa que estes profissionais valorizam os conteúdos funcionais, as atividades desenvolvidas e as oportunidades de relacionamento com públicos diversos; Abstract: The Importance of Reward Systems for Employee Motivation and Satisfaction in the Hospitality Sector In the present study it was tried to understand if the rewards systems influence the motivation and satisfaction of the workers in the hospitality sector. The themes of reward systems and the management of human resources, motivation and satisfaction, at the level of concepts, policies, models, theories and their applications to the sector were addressed. In terms of methodology, we chose an empirical investigation of a quantitative nature, the data collection technique used was the survey and the instrument was the questionnaire. The questionnaire was applied online, using a phenomenon known as "snowball", using various platforms of dissemination appealing to its sharing. After analyzing the data, it was possible to verify that the Reward Systems, such as Human Resources Management Policy, are not perceived as well structured, which directly influence the motivation and satisfaction of the respondents. It was also observed that the levels of satisfaction of the respondents are relatively low. Regarding the levels of motivation, they present values that are globally superior to those of satisfaction, especially in the aspects related to intrinsic motivation, which means that these professionals value the functional content, the activities developed and the opportunities of relationship with different publics.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25619
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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