|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25604
|
Title: | Intervenção psicomotora em saúde mental infanto-juvenil: dois estudos de caso |
Authors: | Dantier, Andreia Patrícia Ferreira |
Advisors: | Veiga, Guida Esquina, Rosa |
Keywords: | Psicomotricidade Saúde Mental Anorexia Ansiedade Técnicas De Mediação Corporal Psychomotricit Mental Health Anorexia Anxiety Body Mediation Techniques |
Issue Date: | 6-Feb-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente documento tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio em Psicomotricidade na Unidade de Pedopsiquiatria do Hospital Garcia de Orta, na área de saúde mental infantojuvenil. Serão apresentadas detalhadamente, as intervenções psicomotoras desenvolvidas com dois adolescentes encaminhados para as consultas de psicomotricidade devido a uma perturbação alimentar e uma perturbação de ansiedade. A fim de melhor se delinear a intervenção, foi feita uma análise cuidada da história de vida e da expressão sintomatológica e psicomotora, e uma reflexão sobre os dois casos à luz dos conhecimentos teóricos. Desta análise e reflexão, decorreu a hipótese de em ambos os casos ter havido fragilidades ao nível do processo de vinculação. Com base no entendimento clínico dos casos, foi delineado um programa de intervenção psicomotora, definindo-se objetivos, estratégias, sessões tipo, entre outros. Partindo de uma relação securizante e reparadora, foram aplicadas técnicas de mediação corporal (e.g., jogos sensoriomotores e expressivos, relaxação, toque terapêutico), que parecem ter contribuído para uma melhoria de ambos os quadros clínicos; ABSTRACT: The purpose of this document is to present the activities carried out within the scope of the Psychomotricity Internship in the Pedopsychiatry Unit of the Garcia de Orta Hospital in mental health in children and adolescents. It will be present in detail the psychomotor interventions developed with two adolescents referred to psychomotor consultations due to a food disturbance and an anxiety disorder. In order to better delineate the intervention, a careful analysis was made of the life history and the symptomatological and psychomotor expression, and a reflection on the two cases in the light of theoretical knowledge. From this analysis and reflection, it was hypothesized that in both cases there were weaknesses in the process of attachment. Based on the clinical understanding of the cases, a psychomotor intervention program was outlined, defining objectives, strategies, type sessions, among others. From a securizing and restorative relationship, body mediation techniques (e.g., sensory-motor and expressive games, relaxation, therapeutic touch) were applied, which seem to have contributed to an improvement in both clinical pictures. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/25604 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|