Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25600

Title: Terra - Um planeta em mudança: da compreensão da tectônica de placas à procura de novas metodologias de divulgação científica
Authors: Garcia, Karina Lucia
Advisors: Dias, Rui Manuel Soares
Brandão, José Manuel de Moraes Vale
Keywords: Tectônica de Placas
Supercontinentes e Extinções em Massa
Exposições em Museus e Centros de Ciências
Divulgação científica
Nova Expografia das Geociências
Plate tectonics
Supercontinents and Mass Extinction
Exhibitions in Museums and Science Centers
Scientific divulgation
Expography of Geosciences
Issue Date: 6-May-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Compreender a Tectônica de Placas é fundamental para entender o funcionamento do nosso planeta, devido à sua ligação com processos cruciais, como a gênese dos recursos geológicos, a interação com os ciclos climáticos ou a própria evolução biológica bem como reconhecer as inovações científicas a respeito desta temática, o que é uma forma de preencher lacunas antes existentes a respeito da dinâmica da Terra e da Vida. Estas mais recentes discussões científicas em relação às atividades tectônicas dizem respeito às superplumas mantélicas e ao ciclo dos supercontinentes, que se relacionam de forma direta e intensa com as grandes extinções em massa ocorridas no planeta. Os avanços mais recentes da Ciência têm vindo a revelar que a dinâmica interna da Terra e a Evolução da Vida possuem uma ligação evidente e profunda e que deve ser divulgada para além da comunidade científica. Os museus de histórica natural e centros de ciência se consolidam como lugares essenciais na divulgação científica, contribuindo de forma importante para a alfabetização científica do público em geral. Estas instituições são um meio didático histórico e por excelência que possibilitam o entendimento dos fenômenos da Terra e a Vida neles envolvidos. A partir desta constatação e, sendo o objetivo principal desta tese apresentar uma nova metodologia de divulgação das inovações científicas em geociências para exposições de museus e centros de ciências que promova uma perspectiva integrada dos processos geológicos ativos no nosso planeta com as temáticas que envolvem a Evolução da Vida, verificou-se em dez instituições musealizadas ibéricas que a divulgação científica deste assunto não é efetiva e, quando é feita, não representa na íntegra o conhecimento mais atual da temática. Além disso, um exaustivo levantamento bibliográfico parece indicar que o assunto, em específico, não é tratado à nível de divulgação. Porém, em termos de compreensão e descrição das mais recentes tendências científicas das geociências, a técnica de levantamento bibliográfico foi de fundamental importância. Uma proposta de exposição é feita, apresentando assuntos que interligam o conhecimento da Tectônica de Placas e da Vida através da perspectiva do ciclo dos supercontinentes, superplumas e das extinções em massa do Fanerozóico (“The Big Five”), com vários tipos de recursos expositivos, entre eles os dioramas, as ilustrações científicas, as coleções e mídias; ABSTRACT: “EARTH – A CHANGING PLANET: to understanding Tectonics of Plates for search of new methodologies of scientific dissemination.” Understanding the Tectonics of Plates is fundamental to understand the way our planet work, due to its connection to crucial processes, such as the genesis of geological resources, the interaction between the climatic cycles or the biological evolution itself. Moreover the recognition of the scientific innovations on this subject, is to fill pre-existing gaps regarding the dynamics of Earth and Life. These more recent scientific discussions of tectonic activities concern the mantle plumes and the supercontinent cycle, which are related in a direct and intense way to the great mass extinctions occurring on the planet. Thus, the internal dynamics of the Earth and Evolution of Life have an obvious connection and must be disseminated beyond the scientific community. Museums of natural history and science centers are consolidated as essential places in scientific dissemination, contributing significantly to the scientific literacy of the general public. These institutions are a didactic and historical means of excellence that make possible the understanding of the phenomena of the Earth and the Life involved in them. Based on this observation, the main objective of this thesis was to present a new methodology for the dissemination of scientific innovations in geosciences for exhibitions of museums and science centers that promote an integrated perspective of the geological processes active in our planet with the themes that involve the Evolution of Life. In a survey done in ten Iberian Museums/Science Centers institutions it was verified that the scientific divulgation of this subject is not effective and, when it is done, does not represent at all the most current knowledge of the subject. In addition, an exhaustive bibliographical survey seems to indicate that the subject, in particular, is not treated at the dissemination level. However, in terms of understanding and describing the latest scientific trends in geosciences, the bibliographic survey technique was of fundamental importance. A proposal of exposition is made, presenting subjects that interconnect the knowledge of Plate Tectonics and Life through the perspective of the cycle of supercontinents, superplumes and mass extinctions of the Phanerozoic ("The Big Five"), with several types of exhibition resources, among them dioramas, scientific illustrations, collections and media
URI: http://hdl.handle.net/10174/25600
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciências_da_terra_e_do_Espaço_Processos_Geológicos-Karina_Lucia_Garcia-Terra_um_Planeta_em_construção....pdf45.57 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois