Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25412

Title: Neuroplasticidade e funcionamento cognitivo: O impacto da atividade física ao longo da vida.
Authors: Marmeleira, José
Editors: Abreu, A.M.
Rato, J.
Issue Date: 2018
Publisher: Climepsi
Citation: Marmeleira, J. (2018). Neuroplasticidade e funcionamento cognitivo: O impacto da atividade física ao longo da vida. In A.M. Abreu, & J. Rato, (Eds.), NeuroPsicologia do desporto e do movimento humano: O que te faltava saber! (pp. 163-177). Lisboa: Climepsi.
Abstract: Hoje em dia assistimos a um forte interesse pelo estudo de fatores capazes de influenciar positivamente o processo de envelhecimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das populações. A atividade física tem sido um dos factores mais considerados e as descobertas acerca das suas potencialidades sobre a saúde e bem estar têm sido notáveis. Assim, torna-se evidente que a saúde mental e o próprio funcionamento cognitivo podem beneficiar da prática regular de atividade física (Dustman & White, 2006; Marmeleira, 2013; Richardson et al., 2005). Sinal dos tempos e da (r)evolução tecnológica e científica que vivemos, as neurociências ocupam um espaço central na investigação atual, constatando-se que ao contrário do que era aceite num passado recente, o cérebro é bastante adaptável ao longo da vida a mudanças de condições internas e externas ao organismo. Dois bons exemplos de como é promissor o estudo das relações entre cérebro e motricidade são: a associação entre a prática de exercício e o fenómeno de neurogénese (formação de novos neurónios) e a constatação de que algumas regiões cerebrais mais afetadas pelo processo de envelhecimento são das que mais beneficiam dessa mesma prática (Colcombe & Kramer, 2003; Cotman & Berchtold, 2002; Pereira et al., 2007). Neste capítulo vamos examinar as relações entre atividade física, cognição e neuroplasticidade, tendo como pano de fundo o processo de envelhecimento. Com esse propósito, vamo-nos socorrer de conhecimentos provenientes das neurociências.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25412
ISBN: 978-972-796-364-5
Type: bookPart
Appears in Collections:DES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2018, Marmeleira, Neuroplasticidade e funcionamento cognitivo, o impacto da AF.pdf3.59 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois