|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25278
|
Title: | ?A sociabilidade escolar à prova do reconhecimento no regime da philia: o (in) aceitável do insulto moral na relação entre pares? |
Authors: | Resende, José Manuel Gouveia, Luís |
Editors: | Guedes, Simone Lahud Cipiniuk, Tatiana |
Keywords: | Escolas, Etnografia Problemas do Íntimo ao público |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | RESENDE, José Manuel; GOUVEIA, L. . ?A sociabilidade escolar à prova do reconhecimento no regime da philia: o (in) aceitável do insulto moral na relação entre pares?. In: Simoni Lahud Guedes; Tatiana Arnaud Cipiniuk. (Org.). Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas. 1ed.Niterói: Editora Alternativa/FAPERJ, 2014, v. , p. 97-130. |
Abstract: | A coletânea - Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas - tem a sua originalidade marcada, exatamente, pela abordagem etnográfica de diversas dimensões do processo educativo. A partir de dois artigos que realizam reflexões teóricas e metodológicas sobre a relação entre antropologia e educação, são apresentados oito trabalhos que resultam de investimentos etnográficos de seus autores, apresentando reflexões que se originam de suas investigações. Nesse sentido, pretendemos contribuir para uma apreensão mais complexa e matizada dos fenômenos pedagógicos, contribuindo para a compreensão das dinâmicas internas à escola, em especial a escola pública, explorando as categorias e representações coletivas que informam as sociabilidades e, pela mesma via, os conflitos no interior dos muros escolares. |
URI: | http://www.lepecs.uff.br/producao/livros/2014/119-abordagens-etnograficas-sobre-educacao-adentrando-os-muros-das-escolas http://hdl.handle.net/10174/25278 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|