Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25139
|
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
| dc.contributor.author | Resende, José Manuel | - |
| dc.date.accessioned | 2019-02-27T11:16:18Z | - |
| dc.date.available | 2019-02-27T11:16:18Z | - |
| dc.date.issued | 2010 | - |
| dc.identifier.citation | RESENDE, José Manuel. A figura do cidadão republicano na escola secundária: mito ou utopia no trabalho de qualificação escolar?». Nuances, v. XVI, p. 211-230, 2010. | por |
| dc.identifier.uri | http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/766 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10174/25139 | - |
| dc.description.abstract | O propósito deste artigo é reflectir sobre as políticas públicas educacionais em Portugal com base em pesquisas realizadas entre 2005 e 2010 em diferentes escolas do Ensino Secundário. A entrada escolhida para discutir sociologicamente as relações complexas entre as políticas públicas, as escolas e a resolução ou redução dos problemas educativos mais prementes no País, é feita através do olhar dos professores sobre a construção da figura do cidadão realizada pelo processo de socialização política. O reconhecimento das dificuldades sentidas nesta construção não é diferente das dificuldades que o poder governamental sente quando implementa as suas políticas públicas neste domínio. Nesse sentido, parece haver hoje uma relação recíproca entre os ambientes escolares nos estabelecimentos de ensino e o desenvolvimento das políticas públicas educacionais. As tensões existentes nas escolas entre as figuras do aluno, cidadão e jovem acentuam as referidas dificuldades na implementação consistente das políticas educativas. A entrada da cultura juvenil na escola colide com a cultura escolar, e esta colisão reflecte-se no processo de redução das desigualdades escolares e na questão das resistências dos alunos em relação à aquisição dos saberes. A entrada na escola da noção de habitabilidade torna cada vez mais difícil a conciliação entre o trabalho escolar e o carácter convivencial trazido para o estabelecimento de ensino pela cultura juvenil. Todos estes confrontos tornam o trabalho docente mais complexo, pois está cada vez mais assente por experiências escolares adversas, de um lado, e, desafiantes, do outro lado. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.title | A figura do cidadão republicano na escola secundária: mito ou utopia no trabalho de qualificação escolar? | por |
| dc.type | article | por |
| dc.identifier.authoremail | jmvsr@uevora.pt | - |
| dc.peerreviewed | no | por |
| Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|