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Title: Pluralidades públicas do público? Controvérsias em educação, saúde e nos modos de ser solidário.
Authors: Resende, José Manuel
MARTINS, A. M. P. C. D.
DELAUNAY, C.
MARTINS, B. M.
CAETANO, p
Issue Date: 2011
Citation: RESENDE, José Manuel; MARTINS, A. M. P. C. D. (Org.) ; DIONISIO, B. M. (Org.) ; DELAUNAY, C. (Org.) ; CAETANO, P. (Org.) . Pluralidades públicas do público? Controvérsias em educação, saúde e nos modos de ser solidário. 1. ed. Portalegre: Centro Interdisciplinar de Investigação e de Inovação do IPP, 2011. 317p .
Abstract: As Sociedades Modernas são politicamente edificadas com o apoio de dois dispositivos fundamentais para a sua constituição. De um lado aparece a narrativa da liberdade e do outro lado surge a narrativa da disciplina. As oscilações da importância destas duas narrativas ao longo de todo o século XIX na Europa são a prova do intenso debate ideológico alimentado por filósofos políticos, cientistas, jornalistas e pela elite política. A discussão política à volta do alargamento das liberdades cívicas e da constituição dos direitos políticos e sociais é mais intensa nas sociedades economicamente mais avançadas, mas não deixa de estar presente nas sociedades que não ousam colocar o progresso no centro das preocupações políticas. Na sociedade portuguesa, as composições da modernidade política, as suas mutações no tempo e no espaço, a formação de bens públicos e o reconhecimento público do imperativo do alargamento do acesso a estes bens – escolarização, saúde, segurança social, justiça, segurança pública na sua aceção mais alargada – a todos os indivíduos, têm contribuído para a gestação histórica de controvérsias com amplitudes diferenciadas. Esta obra visa lançar um espaço de debate e análise aberto e profundo sobre estas temáticas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25105
Type: book
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Livros

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Resende, J. M. (2011). Notas de Abertura & Habitar a escola. Reflexões sociológicas sobre o princípio da ordem hierárquica e o princípio da ordem convivencial na escola secundária portuguesa..pdf9.3 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
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