Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25070

Title: Construções sustentáveis na Província do Huambo – Angola. Características dos geomateriais utilizados
Authors: Pedro, Elsa, D.
Duarte, Isabel M. R.
Varum, Humberto
Mirão, José
Editors: Tadeu, António
Aguiar, José B.
Barbosa, Normando P.
Keywords: Geomateriais
Características dos solos
Adobe
Ecoconstrução
Issue Date: Feb-2018
Publisher: Atas do 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, CLBMCS 2018, Coimbra; ITeCons, Portugal - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Ed.)
Citation: Pedro, E.D., Duarte, I.M.R., Varum, H., Pinho, A.B. & Mirão, J.P. (2018) – Construções sustentáveis na Província do Huambo – Angola. Características dos geomateriais utilizados. CLBMCS 2018 – 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis. Coimbra, ITeCons, 2018.
Abstract: Na actualidade, as questões ambientais são discutidas com o objectivo fundamental de alertar as sociedades contemporâneas para a necessidade de se encontrarem soluções sustentáveis. Os problemas de sustentabilidade, nomeadamente, as alterações climáticas, são questões pertinentes no mundo de hoje. A sustentabilidade das construções em terra crua tem demonstrado a sua importância ao longo da história, reaparecendo em perfeita sintonia com a ambição de se reduzir os materiais fabricados com o recurso aos combustíveis fósseis e os consequentes impactos negativos para o ambiente. Por este motivo, a construção em terra continua a ser objecto de estudos, investigação e inovação técnica e tecnológica sobre as suas potencialidades e optimização. Na região do Huambo, Planalto Central de Angola, a maioria das habitações de famílias de baixa renda, são construídas em terra crua. A técnica mais usada é a do adobe, não obstante, a existência de algumas construções em pau-a-pique e taipa. Devido à falta de conhecimento das propriedades dos geomateriais utilizados e das técnicas que permitem a sua estabilização e conservação, aquelas estruturas são vulneráveis e apresentam degradação precoce, agravadas por um clima predominantemente subtropical quente e húmido. Não obstante os esforços que têm sido desenvolvidos no país, a falta de habitação digna, ainda constitui o maior drama pós-guerra para as populações mais carenciadas. Será desejável, por isso, encontrar soluções para melhorar a durabilidade e a resistência dos adobes na região em estudo, o que passa, necessariamente, pelo estudo das características geotécnicas dos materiais usados no seu fabrico e nos métodos construtivos. Neste trabalho, pretende-se avaliar as propriedades mineralógicas e físicas dos solos, bem como, as características mecânicas dos adobes construídos com os mesmos, utilizando as técnicas locais. Para o efeito, recorreu-se à realização de ensaios in-situ e laboratoriais para determinar as características mineralógicas (DRX), físicas (granulometria, peso específico, textura, consistência, expansibilidade) e mecânicas (resistência à tracção por flexão) dos adobes, a durabilidade pelo método de Geelong e o ensaio de avaliação do ciclo húmido/seco, aplicando as normas neozelandesas (4298:1998 e 4297:1998). Os resultados obtidos permitirão identificar e caraterizar os geomateriais e os métodos mais utilizados na construção em terra crua na Província de Huambo, contribuindo para o conhecimento e melhoramento destas soluções sustentáveis, com forte implantação nesta região. Este estudo contribuirá ainda para a definição da estratégia a seguir no âmbito de um projecto de investigação mais abrangente, que visa a proposta de soluções construtivas com melhores características de desempenho, conforto, segurança, durabilidade e sustentabilidade ambiental, económica e social.
URI: http://www.clbmcs2018.uc.pt
http://hdl.handle.net/10174/25070
ISBN: 978-989-98949-9-0
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
camready349_1_zeuhxlkxwryucyhkbfvi.pdf44.01 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois