Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24992

Title: O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
Authors: Folque, M. A.
Keywords: Aprender a aprender
Pré-escolar
Teoria sócio-cultural
Pedagogia
Meta-aprendizagem
Resiliência
MEM
Issue Date: 2018
Publisher: Fndação Calouste Gulbenkian
Citation: Folque, M. A. (2018). O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (3ª Ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Abstract: Estudo sobre a pratica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna portuguesa na Educação Pré-escolar e como esta promove ou não processos associados com o aprender a aprender. O quadro teórico do estudo articula a teoria sociocultural da aprendizagem com as conclusões da investigação sobre aprender a aprender e sobre o contributo das interações para o processo de ensino e aprendizagem. Situando-se num paradigma interpretivista, o estudo adopta a metodologia de estudos de caso em profundidade com elementos etnográficos. As duas salas, selecionadas de acordo com a conveniência do estudo, oferecem-se como duas ilustrações detalhadas do modelo pedagógico do MEM. Os dados provêm de observações (observações participantes e gravações em vídeo), entrevistas a crianças e adultos e análise documental. A analise combinou processos suportados no quadro teórico definido a priori com processos de grounded análise.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24992
Type: book
Appears in Collections:PED - Publicações - Livros
CIEP - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O APRENDER A APRENDER_CAPA 3ED-1AF.pdf523.98 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois