Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24911

Title: Conceções sobre avaliação das aprendizagens no Ensino Superior o caso do Ensino de Enfermagem
Authors: Bule, Maria
Lopes, Manuel José
Sebastião, Luís Miguel Santos
Keywords: Higher education
Learning
Nursing Education
Issue Date: Aug-2017
Citation: Bule, M. J., Lopes, M. J., & Sebastião, L. M. S. (2017). Conceções sobre avaliação das aprendizagens no Ensino Superior o caso do Ensino de Enfermagem. RIASE, 3(2), 1035-1050. doi:http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2017.3%282%29.1035
Abstract: Objetivo: Analisar as conceções sobre avaliação das aprendizagens no ensino superior e o caso do ensino de Enfermagem. Metodologia: estudo descritivo e ensaístico de análise concetual a partir do referencial teórico. Resultados: O modelo de ensino centrado na aprendizagem é operacionalizado pelo desenho de estratégias que conduzam os estudantes a aprender, orientados pelos professores. Este modelo assume uma perspetiva dinâmica, centra-se nos princípios da Declaração de Bolonha e rompe com o modelo tradicional de ensino, dominante na Europa até final dos anos oitenta. A avaliação das aprendizagens nos diferentes modelos pedagógicos resulta de um conjunto de ações intencionais cuja centralidade se deslocou dos desempenhos dos estudantes para os processos que os conduzem a determinadas prestações. Emerge a valorização dos contextos e dos estímulos que os ambientes fornecem para a aprendizagem. As cerca de duas décadas de integração do ensino de enfermagem no ensino superior acompanharam as mudanças de paradigma, em simultâneo com o processo de adaptação e integração que ocorreu. Conclusão: A avaliação das aprendizagens em Enfermagem (tal como noutros domínios) não se apreende pela práxis. Os esquemas concetuais inerentes devem sempre ser apurados a partir dos modelos pedagógicos que sustentam a relação do ensinar e aprender, conforme aos princípios de Bolonha.
URI: http://www.revistas.uevora.pt/index.php/saude_envelhecimento/article/view/213/302
http://hdl.handle.net/10174/24911
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
ENF - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RIASE_2017.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois