Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24854

Title: O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
Authors: Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Director de Turma
Mediador curricular
Mediador de conflitos
Class Director
Curricular mediator
Conflits mediator
Issue Date: 25-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Neste trabalho de investigação abordámos o papel do Director de Turma no âmbito das suas funções no 2º ciclo do ensino secundário no Liceu Nacional em São Tomé e Príncipe. Tendo como o principal objectivo estudar e reflectir sobre as concepções e as representações que os Professores e os Directores de Turma possuem relativamente ao seu perfil e às funções como mediador do conflito escolar. Assim sendo esperamos trazer ao debate e à reflexão o papel do Director de Turma como agente de gestão curricular e líder de equipas pedagógicas consolidado no seu papel de mediação entre a escola e a família. Utilizaremos uma metodologia mista, com base num estudo de caso de natureza exploratória, analítica e propositiva, assim sendo aplicaremos inquérito por questionário, a quarenta e quatro Directores de Turma do 2º ciclo do Ensino Secundário e um inquérito por entrevista a seis professores previamente selecionados. Com este estudo pretendemos contribuir para reforçar a importância do Director de Turma na mediação de conflitos e da indisciplina em contexto educativo, no 2º ciclo do ensino secundário em São Tomé e Príncipe; ABSTRACT: The main purpose of this research is to study the conceptions and representations that the Teachers and the Class Directors have in their work in the second cycle of secondary education in the National High School in São Tomé. with respect to their profile and to the functions as mediator of the school conflict; so we hope to bring to the debate and reflection the role of the Class Director as a curriculum management agent and leader of pedagogical teams consolidated in the mediation between the school and the family. We will use a mixed methodology based on a case study of an exploratory, analytical and propositional nature, so we will apply a questionnaire survey to the Class Directors of the 2nd cycle of secondary education and an interview survey of six previously selected this exploratory study privileges a research methodology of mixed nature, aiming to centralize the study area in the educational context. With this study we intend to contribute to reinforce the importance of the Class Director in mediating conflicts and indiscipline in an educational context.eachers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24854
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciências_da_Educação-Ondina_Pires_dos_Santos_Afonso_Viegas_Pires-O_papel_do_director_de_turma_na_mediação....pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois