Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24758

Title: Estratégia de comunicação para a promoção de hábitos de alimentação saudável na população de São Tomé
Authors: Borges, Augusta Margarida Mota Sulai Só
Advisors: Carvalho, Leonor Vacas de
Silvério, Marta da Conceição Cruz
Keywords: Marketing social
alimentação saudável
Mudança de comportamento
Estratégia de comunicação de marketing
São Tomé
Social marketing
Healthy eating
Behavior change
Marketing communication strategy
São Tomé
Issue Date: 23-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Tendo em conta por um lado que o Marketing Social é uma área de Marketing que tem a finalidade de induzir, estimular e promover a mudança de comportamento (Silva & Mazzon,2016); e por outro a elevada necessidade de alterar comportamentos ao nivel dos hábitos alimentares em São Tomé e Príncipe (STP), procura-se desenvolver um projecto que contribuia para promover alterações ao nível dos hábitos alimentares da população de STP. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma estratégia de comunicação para promover hábitos de alimentação saudável na população de São Tomé e Príncipe. A metodologia utilizada consistiu na recolha de informações secundária, artigos científicos, livros, dados estatísticos sobre a população de São Tomé e Príncipe e de informação primária com recurso a entrevistas semiestruturadas realizadas junto da Coordenadora e Nutricionista do PNASE (Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar), da Educadora de Infância e Gestora da cantina escolar do Jardim de infância Tartaruga, da Nutricionista e Coordenadora do Programa Nacional de Nutrição e da Diretora Pedagógica da Oficina dos Sonhos. Com a implementação desta estratégia de comunicação espera-se que ocorra uma mudança de comportamento na população santomense e que esta adote um estilo de vida mais saudável através da alimentação e do exercício físico; Abstract: COMMUNICATION STRATEGY FOR THE PROMOTION OF HEALTHY FOOD HABITS IN THE POPULATION OF SÃO TOMÉ Taking into account, on the one hand, that Social Marketing is a Marketing area that has the purpose of inducing, stimulating and promoting behavior change (Silva & Mazzon, 2016); and on the other hand the high need to change behaviors at the level of eating habits in São Tomé and Príncipe (STP), a project that contributes to promote changes in the eating habits of the STP population. In this way, the present work aims to propose a communication strategy to promote healthy eating habits in the population of São Tomé and Príncipe. The methodology used consisted of the collection of secondary information, scientific articles, books, statistical data about the population of São Tomé and Príncipe and primary information using semi-structured interviews carried out with the PNASE Coordinator and Nutritionist (National Food and School Health Program), the Childhood Educator and the Manager of the school cafeteria of the Tartaruga Kindergarten, the Nutritionist and Coordinator of the National Nutrition Program and the Pedagogical Director of the Oficina dos Sonhos. With the implementation of this communication strategy, it is expected that a change of behavior will occur in the São Francisco population and that this will adopt a healthier lifestyle through food and physical exercise
URI: http://hdl.handle.net/10174/24758
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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