Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24431

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: uma abordagem artístico-terapêutica da ressonância e articulação vocais através da prática de exercícios potencializadores de saúde e qualidade sonora em contexto de aula
Authors: Marques, Marta Joana dos Santos de Andrade
Advisors: Bizineche, Liliana
Keywords: Didáctica
Música
Canto
Terapia da fala
Patologia vocal
Didactic
Music
Singing
Speech therapy
Vocal pathology
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório foi realizado durante e no seguimento da PES frequentada na EAMCN, com orientação da Professora Doutora Liliana Bizineche e tendo como professor cooperante o Professor Doutor José Manuel Araújo, professor de Canto da instituição. Numa primeira secção, após a contextualização histórica e estrutural da EAMCN, será feita uma descrição das metodologias de ensino e estruturação das aulas do professor cooperante, uma caracterização dos alunos e uma ponderação acerca da actuação da mestranda na PES. Numa segunda secção, serão apresentados exercícios de ressonância e articulação praticados na Terapia da Fala, adaptados à sua execução na aula de Canto. Numa terceira secção, será realizada uma investigação com base num questionário, incidindo na opinião de profissionais de voz, saúde e alunos de canto acerca da relação do Canto com a Terapia da Fala. Finalmente, reflectir-se-á acerca da frequência do presente mestrado, da PES e dos conhecimentos adquiridos durante a investigação; Abstract: Report on Supervised Teaching Practice held in Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: An artistic-therapeutic approach to vocal resonance and articulation through the practice of health and quality of sound enhancing exercices in class context This report was written during and after the Supervised Teaching Practice (STP) held in EAMCN, with the guidance of PhD Liliana Bizineche and with the cooperating singing teacher of the institution, PhD José Manuel Araújo. In the first section and after a historical and structural contextualization of EAMCN, will be made: a description of teaching methods, a description of the singing class structure, a student characterization and a reflection about the STP. In the second section resonance and articulation exercises, done in speech therapy and adapted into exercises for singing lessons, will be presented. In the third section a survey focusing in the opinion of speech therapists, singing professionals and singing students, about the possible relation between speech therapy and singing lessons, will be carried. Finally, there will be a reflection about the Master’s degree and STP frequency and about the knowledge acquired during the research.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24431
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino da Música-Marta_Joana_dos_Santos_de_Andrade_Marques-Relatório_da_prática_de_Ensino_supervisionada....pdf3.49 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois