Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24352

Title: A economia como instituição social: um olhar sobre as suas condições e imposições recentes
Authors: Serrano, Maria Manuel
Keywords: Sociologia
Economia
Sociologia Económica
Capitalismo
Desindustrialização
Mudança social
Issue Date: 2017
Citation: Serrano, Maria Manuel (2017). “A economia como instituição social. Um olhar sobre as suas condições e imposições recentes”. In Rita Raposo, Isabel Mendes, Rafael Marques, Helena Mateus Jerónimo, Idalina Dias Sardinha, José Carlos Lopes, Manuel Coelho. Utopia, Anarquia e Sociedade. Escritos de homenagem a José Maria Carvalho Ferreira. (pp. 451-480) Coimbra: Edições Almedina [ISBN: 9789724073248].
Abstract: Este texto procura apresentar um breve retrato da economia enquanto instituição social. Primeiramente revisitam-se os fundadores da Sociologia e as suas preocupações permanentes e persistentes ao longo do tempo, com a economia e com a construção de uma abordagem sociológica da mesma. O processo de desenvolvimento da Sociologia Económica, cujo percurso se enlaça com o próprio percurso da Sociologia e da Economia, é elucidativo sobre a forma como se constrói uma abordagem sociológica das questões económicas. Identificam-se alguns dos principais marcos da história recente da instituição económica, de modo a compreender a origem, a evolução e as mudanças ocorridas no sistema económico capitalista, bem com as mudanças sociais que esse sistema provocou na sociedade. Entre essas mudanças, destaca-se a desindustrialização e a emergência de uma sociedade pós industrial e pós moderna, resultado do processo de globalização da economia. Ao observar estes temas por uma malha mais fina, detemo-nos necessariamente sobre a análise de temas sociológicos imbricados com a economia, tais como o trabalho, o emprego, o desemprego, o subemprego, o consumo e o lazer, bem como sobre as tendências de evolução que apresentam na sociedade atual.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24352
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capítulo_Economia como Instituição Social.pdfA economia como instituição social: um olhar sobre as suas condições e imposições recentes1.79 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois