Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24259

Title: Capacidade Inovadora, Emprego Qualificado e Financiamento Público: Uma Análise Regional Comparativa
Authors: Neto, Paulo
Serrano, Maria Manuel
Santos, Anabela
Keywords: Capacidade Inovadora
Emprego Qualificado
Financiamento Público
Inovação
Issue Date: 2018
Citation: Neto, Paulo; Serrano, Maria Manuel & Santos, Anabela (2018). “Capacidade Inovadora, Emprego Qualificado e Financiamento Público: Uma Análise Regional Comparativa”. In Maria Manuel Serrano & Paulo Neto (Coord.) (2018). Inovação, Emprego e Políticas Públicas. (pp. 19-76) Lisboa: Edições Sílabo [ISBN 978-972-618-926-8].
Abstract: O capítulo tem como objetivo analisar a capacidade inovadora das empresas portuguesas e o seu contributo para a criação de emprego qualificado, no âmbito dos projetos de investimento elegíveis e candidatados ao Sistema de Incentivos à Inovação, no período 2007-2013. Na primeira parte do capítulo, de natureza essencialmente teórica e de esclarecimento conceptual, apresenta-se a inovação como um conceito multidimensional e complexo; visitam-se algumas das teorias sobre a inovação empresarial, nomeadamente as abordagens clássica e sistémica; define-se capacidade inovadora empresarial; procura-se esclarecer a relação entre capital humano, inovação, emprego e políticas públicas e por fim, situa-se Portugal continental e as suas regiões, no contexto internacional da inovação e da competitividade. Na segunda parte do capítulo, de natureza empírica, apresenta-se um estudo de caso sobre o Sistema de Incentivos à Inovação, no período 2007-2013, aplicado às regiões portuguesas continentais (NUTS II). De modo a identificar uma eventual relação entre financiamento público, capacidade inovadora empresarial e criação de emprego qualificado, selecionaram-se duas das dimensões de análise que concorreram para o cálculo do Mérito dos Projetos, nomeadamente: a qualidade do projeto e o contributo do projeto para a competitividade nacional. No âmbito destas dimensões de análise, e mantendo o foco no objectivo que orienta o estudo, foram selecionados para análise os seguintes critérios de seleção: grau de inovação da solução proposta no projeto e criação de emprego altamente qualificado, respectivamente.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24259
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
ECN - Publicações - Capítulos de Livros
CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
P Neto, MM Serrano & A Santos - Capacidade inovadora, emprego qualificado e financiamento público.pdfP Neto, MM Serrano & A Santos - Capacidade inovadora, emprego qualificado e financiamento público86.23 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois