Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23623

Title: INVAGINAÇÃO INTESTINAL SECUNDÁRIA A LINFOMA DE BURKITT EM CÃO JOVEM
Authors: Alexandre, N
Martinho, A
Moreira, J
Pestana, S
Caldeira, J
Branco, S
Keywords: linfoma
cão
invaginação
Burkitt
Issue Date: Feb-2018
Publisher: XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro (24 e 25 de Fevereiro de 2018, Santa Maria da Feira, Portugal).
Citation: Invaginação intestinal secundária a linfoma de Burkitt em cão jovem. Alexandre,N.; Martinho,A.; Moreira,J.; Pstana,S.; Caldeira,J.; Branco,S. XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro (24 e 25 de Fevereiro de 2018, Santa Maria da Feira,Portugal)
Abstract: Foi presente à consulta uma cadela de 11 meses de idade de raça indeterminada por motivo de abdómen agudo. Na história pregressa verificou-se que existia a suspeita de ingestão de corpo estranho (CE) no dia anterior à consulta, vómito incoercível com 24 horas de duração, dor abdominal e anorexia parcial. Ao exame clínico, registaram-se diversas alterações entre as quais a presença de mucosa oral congestionada, desidratação de 5% e ligeira hipotermia (37,8°C) estando os restantes parâmetros dentro dos limites normais. Na palpação manual da cavidade abdominal detectou-se a presença de uma massa tubular no abdómen médio. Tendo em conta os achados do exame clínico, o paciente foi admitido para exames complementares de diagnóstico por suspeita de obstrução intestinal.Os CE, as enterites víricas e parasitárias são causas frequentes de invaginação intestinal em pacientes jovens, no entanto as neoplasias intestinais são a principal causa de invaginação em animais geriátricos1,3. A ocorrência de neoplasia intestinal e especificamente o linfoma de Burkitt nunca foi descrita anteriormente como causa de invaginação intestinal em cão jovem.
URI: https://congressohvm.com/imagens-de-posters/
http://hdl.handle.net/10174/23623
Type: lecture
Appears in Collections:MVT - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Poster Invaginação intestinal secundária a linfoma de Burkitt em cão jovem - XIV Congresso Hospital Veterinário Montenegro 2018.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois