Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23584

Title: A categoria de “conflito” em Negri. Entre Ontologia e História
Authors: Viparelli, Irene
Issue Date: 2015
Citation: A categoria de “conflito” em Negri. Entre Ontologia e História», in S. da Rocha-Cunha e M. A. Baptista Martins (Org.), Política de Poder, Paz e Guerra nas Relações Internacionais, V.N. Famalicão, Húmus, pp. 157-185 (ISBN: 978-989-755-153-6).
Abstract: O presente capítulo do livro Política de Poder, Paz e Guerra nas Relações Internacionais desempenha um papel fundamental no percurso teórico da autora, na medida em que, através de uma reflexão sobre a categoria de “conflito” no pensamento de Antonio Negri, nele se aborda a questão da possível integração da ontologia negriana no âmbito das Relações Internacionais. A hipótese fundamental desenvolvida ao longo do texto é a da existência de uma ligação íntima entre a categoria de “conflito” como sinónimo de “guerra” e enquanto elemento central da ontologia constituinte negriana. Corolário da referida hipótese é a apropriação e reelaboração, por parte de Negri, das teses fundamentais de Carl Schmitt sobre a questão do “conflito”. Assim, se, por um lado, a representação moderna da guerra como “estado de exceção limitado” no tempo e no espaço se fundamenta no caráter limitado do antagonismo entre a potência ontológica da multidão e os poderes constituídos, por outro, e de modo paralelo, a radicalização e generalização do antagonismo entre forças produtivas e relações capitalistas de produção, que se realiza na passagem da modernidade à pós-modernidade, implica uma nova estrutura da guerra, correspondente à categoria schmittiana de “estado de exceção permanente”. Desta forma, Negri subtrai as temáticas da guerra e da paz à sua tradicional autonomia e identifica, na reflexão em torno dos princípios da produção social, o único caminho para uma abordagem profícua das questões referidas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23584
Type: bookPart
Appears in Collections:CICP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Viparelli. A categoria de conflito em Antonio Negri.pdf9.39 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois