|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23498
|
Title: | Os dirigentes desportivos em Portugal: estudo de caso sobre a modalidade de hóquei em patins |
Authors: | Leão, Ricardo Rafael Soares |
Advisors: | Teixeira, Mário Coelho |
Keywords: | Hóquei em patins Dirigentes desportivos Associativismo desportivo Gestão de desporto Formação Roller hockey Sports directors Sports associativism Sports management Formation |
Issue Date: | 29-May-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A realização deste estudo tem como objetivo encontrar respostas sobre a formação académica dos dirigentes desportivos de Hóquei em Patins da primeira e segundas divisões, bem como outros dados interessantes que possamos recolher, afim de termos uma análise mais detalhada da classe. Esta questão é importante para que possamos perceber o estado atual da modalidade e com isso ser possível elaborar por parte das entidades competentes, um planeamento que permita melhoramentos a todos os níveis e resulte na evolução do Hóquei em Patins.
De forma a responder às questões da investigação foi elaborado um questionário online semiestruturado através da plataforma Google Forms®, dividido em cinco partes: dados do inquirido, a formação e experiência do mesmo, as dificuldades no desempenho da função, os objetivos do clube e importância da formação académica.
Os dados recolhidos permitiram-nos verificar que os dirigentes desportivos do Hóquei em Patins, carecem de formação académica que lhes permita adquirir competências, bases e conhecimentos para o correto desempenho da sua função.
À falta de formação académica aliam-se dois fatores, o facto de a maioria não ter experienciado um cargo de gestão antes de assumir a sua atual função e a fraca percentagem de ex-praticantes da modalidade que se encontram presentemente a liderar as diversas organizações. Foram encontradas diversas dificuldades, nomeadamente de ordem financeira, o que limita em parte o trabalho dos dirigentes desportivos, que na grande maioria dos casos não são profissionais. Apesar de se verificarem estes dados, os dirigentes desportivos consideram a formação académica como algo importante para o desempenho da sua função, no entanto, não consideram importante o suficiente para que os force a procurar atualizarem-se em relação a determinadas matérias importantes para a gestão desportiva; THE SPORTS LEADERS IN PORTUGAL:
CASE STUDY ABOUT RINK HOCKEY
Abstract:
The purpose of this study is to find answers about the academic formation of the first and second division hockey leaders, as well as other interesting data that we can collect, in order to have a more detailed analysis of the class. This issue is important so that we can understand the current state of the sport and with this, it's possible to elaborate by the competent authorities a planning that allows improvements at all levels and results in the evolution of hockey.
In order to answer the research questions, a semi-structured online questionnaire was developed through the Google Forms® platform, divided into five parts: interviewer data, training and experience, difficulties in the performance of the function, the objectives of the club and importance of academic training.
The collected data allowed us to verify that the sports leaders of hockey, don't have the academic educations that allows them to acquire skills, bases and knowledge for the correct performance of their function.
The absence of academic education is coupled with two factors, the fact that the majority did not experience a management position before assuming their current position and the low percentage of ex-practitioners who are currently leading the various organizations. A number of difficulties have been found, mainly in financial terms, which in part limits the work of sports managers, who in the vast majority of cases are not professionals. Although these data are found, sports managers consider academic education as important for the performance of their job, but do not consider it important enough that it forces them to search for new skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23498 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|