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http://hdl.handle.net/10174/23407
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Title: | Adequação dos espaços em contexto pediátrico: uma estratégia de enfermagem à participação da criança/família no processo de cuidados |
Authors: | Garcês, Emanuel de Moura |
Advisors: | Calado, Maria Gabriela |
Keywords: | Ambiente/espaços físicos Criança/família Enfermagem saúde infantil e pediátrica Environmental/physical spaces Child/family Nursing child health and paediatrics |
Issue Date: | 26-Jul-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Adequação dos espaços em contexto pediátrico: Uma estratégia de
Enfermagem à participação da criança/família no processo de cuidados.
Os ambientes das instituições prestadoras de cuidados de saúde são muitas
vezes percecionados pelas crianças como lugares estranhos, autoritários e assustadores
que podem levar a traumas que perduram até a idade adulta.
Este projeto teve como objetivo contribuir para minimizar o impacto dos fatores
stressores ambientais, na saúde e bem-estar das crianças/famílias, em idade pré-escolar
e escolar, com recurso à Metodologia de Projeto. Foi desenvolvido durante o Estágio
Final do curso Mestrado em Associação na área de Especialização em Enfermagem de
Saúde Infantil e Pediátrica.
Apresenta-se ainda neste relatório, uma análise reflexiva sobre o trajeto
realizado e o processo de aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre e de
Enfermeiro na referida área de especialização.
Com este projeto concluiu-se que, a adequação dos espaços físicos pediátricos
nas instituições de saúde, diminuem os fatores stressores ambientais, contribuindo para
o bem-estar físico, social e afetivo da criança em idade pré-escolar e escolar, tornando-
-se esta, uma estratégia facilitadora de uma efetiva prestação de cuidados à
criança/família; ABSTRACT:
Adequacy of spaces in the pediatric context: A Nursing strategy to the child /
family participation in the care process.
The environments of health care institutions is often perceived by children as
strange, authoritarian and frightening places that can lead to traumas that persist into
adulthood.
The objective of this project was to contribute to minimize the impact of
environmental stressors on the health and well-being of children / families at preschool
and school age, using the Project Methodology. It was developed during the final stage
of the Master's Degree in Association in the area of Specialization in Child and Pediatric
Health Nursing.
Also presented in this report is a reflective analysis of the path taken and the
process of acquisition and development of Master's and Nurse's competences in said
area of specialization.
With this project, it was concluded that, the adequacy of pediatric physical
spaces in health institutions, reduce environmental stressors, contributing to the
physical, social and affective well-being of children in preschool and school age,
becoming this, a strategy that facilitates an effective child / family care. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23407 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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