Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23245

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: promover a literatura infantil na educação de infância
Authors: Carvalho, Tânia Sofia Farinha
Advisors: Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva
Keywords: Literatura infantil
Crianças
Educador
Livro
Promoção da leitura
Issue Date: 10-May-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação, no contexto de Creche e Jardim de Infância, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. O principal objetivo visa a promoção da Literatura Infantil, levando a uma intervenção na área da biblioteca e nas práticas de leitura, proporcionado um maior contacto com livros de qualidade. Nesta lógica, este relatório sustenta uma metodologia de investigação-ação, levando a uma recolha de dados, sendo posteriormente analisado, para dar resposta à problemática estabelecida. Este relatório encontra-se organizado por cinco capítulos essenciais, tais como, o enquadramento teórico; a caraterização dos contextos onde se realizaram as práticas de investigação; a dimensão investigativa da PES onde se encontram os instrumentos de recolha de dados, assim como a sua respetiva análise; a intervenção, onde são apresentados excertos das planificações e do caderno de formação e por fim um o capítulo relativo ao trabalho de projeto; Supervised Teaching in Preschool Education: Promote children’s literature in childhood education. Summary: This report was prepared during the Supervised Teaching Practice in Education in the context of Nursery and Kindergarten, part of a Masters in Preschool Education. The main objective is the promotion of children's literature, leading to an intervention in the library area and healthier reading practices, providing greater contact with quality books. In this logic, this report supports a research-action methodology, leading to data collection, and then analysis, to address the established problem. This report is organized in five key chapters, such as the theoretical framework; the characterization of the contexts where the research practices were carried out; the investigative dimension of PES where the data collection instruments are, as well as their analysis; the intervention, where excerpts from the planning and the training book are presented and finally a chapter related to the project work.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23245
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado - Educação Pré-escolar - Tânia Sofia Farinha Carvalho - Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar....pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois