Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23153

Title: O Centro de Cultura Contemporânea de Lisboa no lugar do Convento da Madre de Deus em Xabregas. O recinto conventual como génese de projeto
Authors: Cunha, Francisco
Advisors: Jiménez Ferrara, Daniel
Matos, João
Keywords: Convento da Madre de Deus
Xabregas
Lisboa
Cercas conventuais e monásticas
Frente ribeirinhs
Centro de Cultura Contemporânea de Lisboa
Issue Date: 15-Mar-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O ponto de partida deste trabalho foi suscitado pelo exercício da cadeira de Projeto Avançado III que consistia na criação de um centro de cultura contemporânea para a cidade de Lisboa, mais especificamente na sua zona ribeirinha. Esta zona foi desde de cedo ocupada por conventos, mosteiros, quintas e palácios que acompanhavam a frente rio e revelavam grande assertividade na sua ocupação territorial. Deste legado arquitetónico, apesar de atualmente se encontrar bastante deteriorado, permanecem vestígios irrefutáveis da sua estrutura, do seu papel na definição do tecido urbano e da sua caracterização da paisagem lisboeta. Partindo destes casos de estudo concretos localizados na ribeira lisboeta, onde os edifícios conventuais e monásticos atuam como estruturas nodulares, e as suas cercas, apropriando-se do território, atuam como limites definidores dos seus recintos, o presente trabalho pretende expor as relações espaciais proporcionadas por estes recintos, de modo a enriquecer e aprofundar a proposta do centro de cultura contemporânea. O reconhecimento das cercas enquanto universos particulares, asseguradores da produção agrícola, retiro e reclusão espiritual, essenciais à lógica de funcionamento das estruturas conventuais e monásticas, desvendam a potencialidade que estes arquétipos têm de responder a problemáticas atuais. Apesar de à partida um programa com o cariz vincadamente cultural como aquele que era proposto pelo enunciado de projeto Avançado III sugerir uma grande abertura e permeabilidade com a cidade, é subvertido esse carácter em função da resposta ao sítio, localizado em Xabregas, nas imediações do Convento da Madre de Deus, que era prejudicado por graves situações de insalubridade urbana, desencadeada pela reforma industrial de Lisboa que ocorre no início do século XX. Desta forma, a resposta a esta problemática passou por recuperar os terrenos invadidos pelo descontrolado crescimento da cidade, tratando de libertar o máximo espaço vazio em relação à densa saturação urbana da envolvente e definir, através de um edifício muro, um recinto que contém um jardim, que se relaciona com o Convento da Madre de Deus, protegido dos avanços descontrolados da cidade, proporcionando assim um espaço de retiro protegido do ritmo frenético da Lisboa atual. Este novo espaço vem relançar o olhar sobre as cercas e o papel que estas podem ainda vir a desempenhar na cidade contemporânea, quer seja a nível ecológico ou cultural, provocando uma releitura do território lisboeta enquanto realidade urbana; ABSTRACT: The starting point of this thesis was raised by the practical basis that had the creation of a contemporary culture centre for Lisbon, located in the Tagus waterfront, as its brief. This area was since early stages occupied by convents, monasteries, palaces and farms that accompanied the waterfront and revealed great assertiveness in its territorial occupation. Of this architectonic legacy, in spite of being severely damaged, irrefutable traces remain of its structure, of its role in the definition of the urban fabric and characterization of Lisbon's landscape remain. Starting from these particular case studies, located in Lisbon´s waterfront, where convents and monasteries act as nodular structures, and their walls by appropriating the territory, act as defining limits of their precincts, this thesis aims to demonstrate the spatial relationships provided by these precincts, so as to enrich and deepen the proposal of the contemporary culture centre. The recognition of the conventual or monastical precincts as particular universes, insurers of agricultural production, retreat and spiritual reclusion, essential to the logic of function of conventual and monastical structures, unveil the potential that these archetypes have to respond to current problems. In spite of a clearly culturally bound program, such as the one proposed by the brief that originated this thesis, entailing a great permeability with the urban context, this essence is subverted in favour of the response to the site, located in Xabregas, in the vicinity of the Madre de Deus convent, that was impaired by severe insalubrious urban situation, brought forth by the industrial reform that took place in Lisbon in the early twentieth century. This way, the answer to this problem was in recuperating plots invaded by the unruled urban growth, liberating the maximum available outdoor space in relation to the dense urban saturation, creating through a wall-building a precinct that contains a garden that communicates with the Madre de Deus Convent, protected of the ravages of modern city, providing seclusion and shelter current frenetic Lisbon. This new space relaunches the gaze over conventual and monastical precincts and the role they can still play in the contemporary city, either on an ecological or cultural level, provoking a new understanding of Lisbon as a urban reality.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23153
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado - Arquitectura - Francisco Cunha - O Centro de Cultura Contemporânea de Lisboa no lugar do ... Part.1.pdf17.81 MBAdobe PDFView/Open
O Centro de Cultura Contemporânea de Lisboa no lugar do Conv_Part2.pdf76.48 MBAdobe PDFView/Open
O Centro de Cultura Contemporânea de Lisboa no lugar do Conv_Part3.pdf46.84 MBAdobe PDFView/Open
Apresentação 10.pdf39.86 MBAdobe PDFView/Open
Imagens.pdf790.9 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois