Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23059
|
Title: | Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: práticas pedagógicas a pares e o seu contributo para o desenvolvimento motivacional na aprendizagem do Saxofone |
Authors: | Ferreira, Marina Correia |
Advisors: | Marques, Mário Dinis Coelho da Silva |
Keywords: | Ensino instrumental coletivo Saxofone Aprendizagem Motivação Práticas metodológicas Investigação Collective instrumental teaching Saxophone Learning Motivation Methodological practices Investigation |
Issue Date: | 27-Feb-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
(unidade curricular do Mestrado em Ensino da Música), realizada no Conservatório
Regional do Baixo Alentejo sob a orientação do Professor Doutor Mário Marques
(orientador interno) e do orientador cooperante, Professor Carlos Amarelinho.
A primeira secção deste trabalho pretende fazer o enquadramento histórico e
organizacional da instituição, bem como um enquadramento teórico, com base na
revisão da literatura efetuada acerca das aulas de instrumento coletivas e a relação
destas com a motivação e aprendizagem dos alunos. Serão apresentados os alunos de
saxofone e os programas curriculares, a temática do ensino instrumental coletivo,
nomeadamente as aulas de saxofone a pares na instituição mencionada, apresentando
ainda algumas práticas metodológicas defendidas por vários autores e aplicadas pela
estagiária.
A segunda e última secção do relatório apresenta a investigação levada a cabo, por
forma a recolher dados que possam comprovar a veracidade e pertinência do tema; Abstract: Supervised Teaching Report held at Conservatório Regional do Baixo
Alentejo: Pedagogical practices in pairs and their contribution to the motivational
development in the learning of the saxophone
This report is part of the Supervised Teaching Practice (Master's Degree in
Music Teaching), held at the Conservatório Regional do Baixo Alentejo under the
guidance of PhD Professor Mário Marques (as internal supervisor) and the cooperating
supervisor, Professor Carlos Amarelinho.
The first section of this work intends to make the historical and organizational
framework of the institution, as well as a theoretical framework, based on a review of
the literature about collective lessons and their relationship with student motivation and
learning. The students of saxophone and the curricular programs will be presented, the
theme of collective instrumental teaching, namely the saxophone lessons in pairs in the
mentioned institution, presenting some methodological practices defended by several
authors and applied by the trainee.
The second and last section of the report presents the research carried out in order to
collect data that can prove the truth and relevance of the subject. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23059 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|