Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23006
|
Title: | O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido |
Authors: | Canavarro, Ana Paula Prieto, Mercedes |
Keywords: | Matemática no 1º ciclo Conexões Dança |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | FESPM |
Citation: | • Canavarro, A. P. , & Prieto, M. (2017). O projeto MatDance – ou as conexões Matemática-Dança como contexto para uma aprendizagem da Matemática com sentido. In Libro de Actas do Congresso VIII CIBEM, Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (pp. 177-185). Jaén: FESPM. (ISBN 978-84-945722-3-4) |
Abstract: | O projeto MatDance corresponde a uma experiência de ensino realizada no 1º ciclo do ensino básico em Portugal, numa turma de 3º ano de escolaridade (alunos com 9 anos). Esta experiência surge no âmbito de uma investigação desenvolvida sob a modalidade de design-research por uma equipa interdisciplinar, com o objetivo global de compreender o potencial do estabelecimento de conexões entre a Matemática e a Dança para a aprendizagem dos alunos. Descrevemos a experiência de ensino realizada, os seus fundamentos e tarefas propostas aos alunos, envolvendo a combinação de atividades de Dança e de Matemática. Apresentamos exemplos de conexões estabelecidas com conteúdos matemáticos diversos, nomeadamente da geometria. A análise da resposta a um questionário revela que os alunos atribuíram uma grande importância às relações que estabeleceram entre os conteúdos matemáticos e as danças, o que potenciou a compreensão dos conceitos e a percepção da sua aplicação. Revela-se também a satisfação das crianças com o enriquecimento do seu património cultural e com o facto de terem conseguido aprender a dançar com confiança e prazer, num ambiente emocionalmente positivo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23006 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|