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Título: Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projeto Enablin+
Autor(es): Candeias, A.
Portelada, A.
Carapeto, M. J.
Coelho, C.
Costa, N.
Editor(es): Lima-Rodrigues, L.
Rodrigues, D.
Pires, L. A.
Loureiro, M.
Palavras Chave: Necessidades de apoio complexas e intensas
Inclusão
Qualidade de vida
Data: 2017
Editora: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial
Citação: Candeias, A., Costa, N., Portelada, A. Carapeto, M.J., & Coelho, C. (2017). Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projeto Enablin+. In L. Lima-Rodrigues, D. Rodrigues, L. A. Pires e M. Loureiro (Eds.), Livro de Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - Educação, Inclusão e Inovação, Parte I – Textos Completos (pp. 280-296). Lisboa, Portugal: Pró-Inclusão.
Resumo: No presente estudo, desenvolvido no âmbito do projeto ENABLIN+, propomos uma análise das necessidades de apoio complexas e intensas de crianças e jovens, assim como das barreiras que se colocam à sua inclusão de acordo com as percepções dos profissionais que com elas trabalham. Utilizámos o questionário “Needs analysis questionnaire”, aplicando-o a profissionais (N=208) de todo o continente português, por forma a responder a duas questões de investigação: “Que caraterísticas apresentam as crianças com necessidades de apoio intensas e complexas?” e “Quais são as barreiras à sua inclusão?”. É importante conhecer as barreiras mais frequentes e quais as necessidades de apoio mais prementes por forma a desenvolver uma formação mais pertinente. Apesar da Convenção das Nações Unidas de 2006 para os Direitos das pessoas com deficiência garantir que os direitos das crianças com NACI devem ser cumpridos, verificamos que ainda há desafios a ultrapassar. O grau de inclusão varia de país para país na Europa. A Itália e Portugal serão dos mais inclusivos, em termos de medidas legislativas, onde a maioria das crianças está incluída na educação regular, porém os direitos destas crianças não são garantidos de igual forma, embora estejam em marcha diversas iniciativas orientadas para a implementação de modelos de intervenção centrados na qualidade de vida, na inclusão e na participação.
URI: https://vcongressopinandee.weebly.com
http://hdl.handle.net/10174/22920
Tipo: article
Aparece nas Colecções:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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