Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22065

Title: Abordagens ao estudo e estratégias de aprendizagem no ensino superior
Authors: Chaleta, Maria Elisa Rolo
Advisors: Martins, Margarida Alves
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação insere-se na perspectiva dos modelos SAL (Students Approaches to Learning), desenvolvida a partir dos anos 70, que tenta estudar a experiência da aprendizagem a partir de descrições dos estudantes, por relação com os contextos em que esta ocorre e que determinou o construto de abordagens à aprendizagem. Este construto configurou-se como um instrumento conceptual determinante para a compreensão de motivações e estratégias de estudo e de aprendizagem ao distinguir duas formas fundamentais de abordagens à aprendizagem (Marton, 1983; Marton & Sãljõ, 1976a; 1976b): superficial e profunda, a que posteriormente se associou a abordagem estratégica, identificada a partir de metodologias quantitativas (Entwistle, 1986; Entwistle & Ramsden, 1983; Ramsden & Entwistle, 1981). O estudo concretiza-se no âmbito do ensino superior, com estudantes que frequentam o 1o e o 4° anos dos cursos de Licenciatura em Ensino e Licenciaturas direccionadas para outras áreas profissionais (com alguma similaridade curricular) e desenvolve-se em torno de objectivos gerais: o primeiro visa a identificação de abordagens à aprendizagem e da percepção dos estudantes sobre o curso que frequentam·e o segundo, visa a identificação de concepções de aprendizagem, estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem, emoções/sentimentos relacionados com o processo de estudo e atribuição causal para o sucesso académico. Pretende-se ainda verificar se existem diferenças entre os estudantes, consoante o ano e o curso que frequentam, e analisar transversalmente as mudanças que podem ocorrer ao longo do percurso académico na universidade. A metodologia inerente ao primeiro objectivo recorre ao questionário AS! (Approaches to Studying Inventory) e ao CPQ (Course Perception Questionnaire) desenvolvido por Ramsden e Entwistle (1981) e, em relação ao segundo objectivo, opta-se por uma metodologia qualitativa para a qual se desenha um questionário aberto sobre o estudo e a aprendizagem no ensino superior. Os resultados desta investigação indicam abordagens e concepções de aprendizagem pouco profundas, estratégias cognitivas pouco complexas, insuficiente auto­ regulação metacognitiva, emoções/sentimentos negativos muito acentuados (desespero/desânimo e stress/fadiga), atribuição do sucesso escolar muito centrado em causas externas e uma percepção do ambiente de aprendizagem assente numa exagerada carga de trabalho e como requerendo essencialmente a memorização (concepção superficial). Verifica-se, ainda, que os estudantes evoluem conceptual e epistemologicamente ao longo do seu percurso académico (do 1° para o 4° ano) na Universidade. ABSTRACT: This present investigation follows the SAL models perspectives (Students Approaches to Learning), developed since the seventies, which tries to study the experience of learning from the descriptions of students, concerning the contexts in which learning process occurs and which determined the knowledge of approaches to learning. This knowledge shaped itself as a decisive conceptual instrument to the comprehension of motivations and strategies of study and learning as it discriminates two fundamental ways of approaches to learning (Marton, 1983; Marton & Sãljõ, 1976a; 1976b): the surface approach and the deep approach, which has been lately associated to the strategic approach, identified from quantitative methodologies (Entwistle, 1986; Entwistle & Ramsden, 1983; Ramsden & Entwistle, 1981). The study takes place at the University with students who attend the first and the four year of courses in Teaching and Licentiate's degree directed towards other professional areas (with some curriculum similarity) and develops around general objectives: the first goal aims the identification of approaches to learning and the students' perception about the course they attend, and the second goal aims the identification of learning concepts, cognitive and metacognitive learning strategies, emotions/feelings related to the process of learning and their contribution to the academic success. lt is also supposed to check if there are differences among the students, according to the year and the course they attend and to analyse transversally the changing that may occur throughout the academical course at the University. The methodology inherent to the first objective turns to the AS/ questionnaire (Approaches to Studying Inventory) developed by Ramsden and Entwistle (1981) and in what the second objective is concerned, a qualitative methodology is chosen and an open questionnaire about the study and learning at the University is drawn. The outcome of this investigation points out surface approaches and learning concepts, simple cognitive strategies, insufficient self-regulation of the metacognitive process, stressed negative emotions and feelings (despair/discouragement and stress/fatigue), and granting the academic success to external reasons and a perception of the learning environment based on an incorrect working burden, requiring essentially the memorizing (surface approach). One has verified that students evolve conceptual and epistemologically along their academic process from first to fourth University year.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22065
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Elisa Rolo Chaleta - Tese de Doutoramento - 155 085.pdf32.4 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois