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Title: Museologia no Brasil, século XXI: atores, instituições, produção científica e estratégias
Authors: Costa, Luciana Ferreira da
Advisors: Nunes, Maria de Fátima
Lopes, Maria Margaret
Duarte, Emeide Nóbrega
Keywords: História da ciência
Museologia
Produção cientifíca
Periódicos científicos
Acesso aberto
Programas de pós-graduação em museologia
Brasil
History of science
Museology
Scientific production
Scientific journals
Open access
Graduate programs in museology
Brazil
Issue Date: 3-Nov-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta tese tem como objetivo analisar a produção científica gerada no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Museologia no Brasil, a partir dos artigos de periódicos científicos de acesso aberto no arco cronológico compreendido entre 2006 e 2016, de modo a obter um panorama atual da área na contemporaneidade. Trata-se de uma investigação quantitativa e qualitativa que se utiliza de técnicas bibliométricas, da análise de conteúdo por categorias temáticas e da análise de redes sociais. O corpus de análise é composto por 188 artigos registrados no Currículo Lattes de 37 docentes/pesquisadores do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Museologia. Constata que a produção científica em acesso aberto analisada se apresenta publicada, em sua maioria, em periódicos nacionais classificados no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior com estrato indicativo de qualidade; a produção científica se desenvolve com pouca diferença entre a autoria única e múltipla; a produção científica com coautores nacionais e internacionais é representativa de redes de colaboração intrainstitucional e interinstitucional; e que a produção científica traz referências à autores reconhecidos e influentes no domínio da Museologia, incluindo pesquisadores da área no Brasil. Identifica que a produção científica se enquadra em 18 categorias temáticas no escopo da Museologia, sendo as agendas de investigação mais incidentes Objeto/Coleção/Acervo, Exposição Museológica, e Preservação e Conservação do Patrimônio de Ciência e Tecnologia. Conclui que a produção científica analisada se guia por questões que se encaixam no Quadro Geral da Disciplina Museológica delineado pelo Comitê Internacional para a Museologia do Conselho Internacional de Museus, mas que também se apresenta em compasso com as tendências centrais da Museologia do século XXI; ABSTRACT: The Brazilian Museology in the 21st century: actors, institutions, scientific production and strategies This thesis is aimed to analyze the scientific production generated in the scope of the Stricto Sensu Graduate Programs in Museology in Brazil, from the papers of scientific journals with open access in the chronologic period from 2006 to 2016, in a way of obtaining a current panorama of this area in the contemporaneity. It is a quantitative and qualitative investigation that uses bibliometric techniques, of the content analysis by thematic categories and of the analysis of social networks. The corpus is composed by 188 papers registered in the Lattes Curriculum of 37 professors/researchers of the permanent nucleus of the Graduate Programs. It is noted that the scientific production in open access which was analyzed is mostly published in Brazilian journals that are classified in the Qualis Journals of the Coordination of Personnel‟s of Superior Level Improvement with an indicative stratum of quality. The scientific production is developed in unique and multiple authorship. Also, the scientific production with national and international coauthors is representative of networks of institutional and inter-institutional cooperation. Moreover, the scientific production brings quotations to recognized and influent authors in the domain of Museology, including Brazilian researchers of this area. The research identifies that the scientific production is included in 18 thematic categories in the scope of Museology, and the most incident investigation agendas are Object/Collection/Acquis, Museological Exposition, and Preservation and Conservation of the Science and Technology Patrimony. It is concluded that the analyzed scientific production is guided by questions that fit in the General Chart of Museological Discipline, outlined by the International Committee for Museology of the International Council of Museums, but it is also presented in accordance with the central tendencies of the Museology of the 21st century.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21966
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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