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http://hdl.handle.net/10174/21961
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Title: | O processo de transição do ensino para a monodocência nas 5º e 6º classes no município de Saurimo: o caso das escolas primárias nº 14 do Candembe I, missão Masculina nº 2 e nº 8, 28 de Agosto de Txucumina |
Authors: | Candondolo, Canhinguiquine Perfeito |
Advisors: | Verdasca, José Lopes Cortes |
Keywords: | Monodocência Polidocência Transição Processo de Ensino-aprendizagem Single teaching Multiple teaching Transition Process of teaching and learning |
Issue Date: | 4-Dec-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A monodocência pode ser observada em diversos contextos sociais e nas organizações
educacionais, neste contexto, o processo de transição do ensino para a monodocência
em relação à 5ª e 6ª classes, no Município de Saurimo afirma-se com uma mudança na
forma do Sistema Educativo angolano. A implementação do projeto foi oportuna, mas
os resultados que o processo tem apresentado não são satisfatórios, de acordo com os
pressupostos da Lei de Bases concebidos pelo Ministério de Educação. Para o
Município de Saurimo e para as escolas que serviram de objeto nesta pesquisa, a
monodocência não se faz sentir tal como está regulamentada, devido a vários
constrangimentos que o processo atravessa, desde a sua implementação, experimentação
até à fase de generalização. Quanto à metodologia utilizada, à análise, às técnicas e
procedimentos tidos em conta para a recolha dos dados da presente investigação
optámos por aplicar um inquérito por questionário ao grupo alvo, registamos um certo
fracasso relativamente à má qualidade no ensino-aprendizagem das crianças. E em
relação às conclusões e recomendações finais, o processo de facto é um projeto que foi
muito bem concebido, mas o seu incumprimento e as assimetrias entre as escolas,
regiões e Províncias de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo angolano faz
com que o processo em si não tenha êxitos e não se concretizem integralmente os
objetivos propostos. Para além da formação específica dos professore, das
infraestruturas condignas do material didático e não só. Julgamos que todas essas
dificuldades afloradas, tanto pelo Diretor Provincial de Educação Ciência e Tecnologia
da Lunda-Sul, os Diretores e dos professores das respetivas Escola, o Executivo, os
Governos Provinciais e outros atores envolvidos no processo tudo têm de fazer para se
dar resposta ou minimizar esses obstáculos que o processo atravessa, visando a melhoria
da qualidade de ensino no país; ABSTRAT:
The Transition Process of Teaching for Monodocence in the 5th and 6th Classes in
the Municipality of Saurimo: The Case of Primary Schools no. 14 of Candembe I,
Men's Mission Nº 2 and nº8, August 28, Txucumina.
The monodocence can be observed in several social contexts and in educational
organizations, in this context, the process of transition from teaching to monodocence in
relation to the 5th and 6th classes, in the Municipality of Saurimo is affirmed with a
change in the form of the Angolan Education System . The implementation of the
project was timely, but the results that the process has presented are not satisfactory,
according to the assumptions of the Basic Law designed by the Ministry of Education.
For the municipality of Saurimo and for the schools that served as object in this
research, the monodocence does not feel as regulated, due to several constraints that the
process goes from its implementation, experimentation until the generalization phase.
Regarding the methodology used, the analysis, techniques and procedures taken for the
collection of the data of the present investigation, we opted to apply a questionnaire
survey to the target group, we have a certain failure regarding the poor quality in
teaching-learning of children. And in relation to the final conclusions and
recommendations, the de facto process is a project that was well conceived, but its noncompliance
and the asymmetries between schools, regions and Provinces according to
the Basic Law of the Angolan Educational System the process itself is not successful
and the proposed objectives are not fully realized. In addition to the specific training of
teachers, the appropriate infrastructure of teaching materials and more. We believe that
all these difficulties arise, both by the Provincial Director of Science and Technology
Education of Lunda-Sul, the Directors and the teachers of the respective School, the
Executive, the Provincial Governments and other actors involved in the process, all
have to do to respond or to minimize these obstacles that the process crosses, aiming at
improving the quality of education in the country. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21961 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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