|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21848
|
Title: | Indicadores e Avaliação de Desempenho nas Universidades Públicas Portuguesas: contributo para um problema ainda mal resolvido |
Authors: | Ventura, José |
Editors: | Fialho, Ana Pires, António Ramos Saraiva, Margarida Rosa, Álvaro |
Keywords: | Avaliação de Desempenho Controlo Interno Indicadores Universidades Públicas Portuguesas |
Issue Date: | 2017 |
Abstract: | A importância da avaliação de desempenho e a sua divulgação, quer dentro da organização, quer externamente para efeitos de accountability, é, atualmente, uma convicção no sector público. Porém, por motivos de diversa ordem, verifica-se,
um pouco por todo o mundo, alguma incipiência e atraso na implementação de
sistemas de indicadores qualitativos e, sobretudo, quantitativos que permitam dar
uma imagem completa do desempenho das instituições e ser úteis à sua gestão.
Considerando a importância das universidades públicas para o Estado e para a sociedade portuguesa, bem como a complexidade da sua estrutura organizacional e, consequentemente, da sua gestão, desenvolveu-se um estudo empírico que teve como objetivo, entre outros, avaliar a importância atribuída a estes instrumentos de gestão e a sua integração no sistema de controlo interno, bem como a obtenção de um referencial para a implementação deste tipo de instrumentos. Deste estudo, baseado em questionários e entrevistas estruturadas aplicados àquelas entidades complementados com pesquisa nas respetivas páginas web da informação
disponível, concluiu-se que apesar da consciência generalizada da importância dos indicadores de gestão a sua existência, num sistema devidamente estruturado, é ainda muito incipiente. |
URI: | http://publicacoes.apq.pt/tmq-techniques-methodologies-and-quality-numero-especial-informacao-de-gestao/ http://hdl.handle.net/10174/21848 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|