Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21819

Title: Dinâmicas, vivências de formação e construção de trajetórias profissionais: um estudo com jovens do ensino profissional em início de carreira na Pousada Castelo de Alvito
Authors: Fialho, Ana Maria Firmino
Advisors: Costa, Maria da Conceição Ferreira Monteiro Leal da
Keywords: Estudo de caso
Ensino profissional Supervisão
Início de carreira
Desenvolvimento
Case study
Professional education
Supervision
Early career
Professional development
Issue Date: 28-Oct-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nesta dissertação, realizada no âmbito do mestrado em Ciências de Educação –Supervisão Pedagógica, desenvolvemos um estudo sobre dinâmicas de formação no ensino profissional, respetivas influências e vivências no início da carreira de três jovens. A investigação realizou-se na Escola Profissional e na Pousada Castelo de Alvito. Tendo em conta a pergunta de partida e os objetivos que se pretendiam atingir foi adotada uma metodologia qualitativa, no paradigma interpretativo e assumindo a tipologia de estudo de caso como inspiradora. O estudo piloto e a recolha de dados foram etapas realizadas na Pousada Castelo de Alvito durante cerca de seis meses, correspondentes ao último semestre de 2016. No seu todo, fizemos pesquisa documental, observação (com notas de campo, rúbricas de avaliação e feedback) e entrevistas narrativas. As fases de análise e interpretação envolveram análise de conteúdo e permitiram a triangulação de dados na fase de interpretação. Concluímos que, a par da observação participante, realizámos um ciclo de supervisão que se evidenciou positivo para o início da carreira dos participantes. Das narrativas emergiu o reconhecimento e o valor de algumas disciplinas e de metodologias ativas utilizadas pelos docentes que as lecionaram, nomeadamente Operações Técnicas de Receção (OTR). A necessidade e a vontade de trabalhar em colaboração foi uma evidência nas suas palavras. No seu conjunto compreendemos que este percurso de formação permitiu a estes jovens a construção de trajetórias profissionais em contexto, com contributos oriundos da estrutura do ensino profissional, das disciplinas e das metodologias utilizadas pelos docentes, das relações e das interações permitidas. Percebemos que esta investigação teve, enfim, efeitos positivos no desenvolvimento pessoal e profissional daqueles jovens e da investigadora, com consequências no seu trabalho futuro; Abstract: Dynamics, experiences and building professional trajectories: a study with young people from the Vocational Education in the beginning of their professional career at Pousada Castelo de Alvito. In this dissertation, carried out within the scope of the Master's Degree in Educational Sciences - Pedagogical Supervision, it was developed a study on training dynamics in the vocational education , its influences and experiences at the beginning of the career of these three young people. The research was held at the Professional School and in the Pousada Castelo de Alvito. Considering the initial question and the aims to achieve it was adopted a qualitative methodology in the paradigm of interpretation assuming the type of case study as inspiring. The pilot study and data collection were carried out at Pousada Castelo de Alvito during about six months, corresponding to the last semester of 2016. As a whole documentary research, observation (with field notes, items of assessment and feedback) and narrative interviews were done. Analysis and interpretation stages involved content analysis which allowed the triangulation of data in the interpretation part. Therefore it is possible to conclude along with the participants observations that was performed the supervision cycle became positive for the beginning of the participants' careers. From the narratives emerged the recognition and value of some courses and active methodologies used by the teachers who taught them mainly on the subject Reception Technical Operations (RTO). The need and willingness to work in collaboration was evidence in the words of the young students. As a whole this training course has enabled these young people to build professional paths in context with contributions from the structure of vocational education, courses and methodologies used by the students from the relations and interactions that were allowed. We realized that this research had positive effects on the personal and professional development of the young people and also of the researcher with consequences for their future role in the work area .
URI: http://hdl.handle.net/10174/21819
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado - Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica - Ana Maria Firmino Fialho - Dinâmicas, vivências de formação e construção... .pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois