Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21701
|
Title: | As Crianças e a Gestão Cooperada do Currículo: uma experiência com o movimento da escola moderna em Portugal |
Authors: | Magalhães, Cassiana Folque, Maria Assunção |
Editors: | Tavares Ujjie, N. Gardacho Pietron, S. R. |
Keywords: | Formação de educadores/professores educação de infância educação infantil Pedagogia movimento da Escola Moderna |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | CRV |
Citation: | Magalhães, C. & Folque, M. A. (2017). As Crianças e a Gestão Cooperada do Currículo: uma experiência com o movimento da escola moderna em Portugal. In: N. Tavares Ujjie & S. R. Gardacho. Pietron (Org.), Práxis Educativa e Infância: intersecções para a formação integral da criança (pp. 35-48).Curitiba: CRV. |
Abstract: | Este texto tem por objetivo compartilhar experiências do Movimento da Escola Moderna (MEM) observadas durante um estágio de Pós-doutoramento em Portugal (2016-2017). Ao acompanhar a atividade de estágio das alunas do Programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar em salas que utilizavam o modelo do MEM, foi possível conhecer o modo como as crianças participam na gestão cooperada do currículo.
Brevemente apresentamos o Movimento da Escola Moderna e passamos a partilhar alguns ‘instrumentos de pilotagem’ que criam nas crianças a necessidade e a possibilidade de gerir de modo cooperado o currículo num grupo que vive o seu dia-a-dia num espaço e num tempo estruturados. Por fim, realçamos as possíveis implicações para a prática pedagógica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21701 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|