Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21701

Title: As Crianças e a Gestão Cooperada do Currículo: uma experiência com o movimento da escola moderna em Portugal
Authors: Magalhães, Cassiana
Folque, Maria Assunção
Editors: Tavares Ujjie, N.
Gardacho Pietron, S. R.
Keywords: Formação de educadores/professores
educação de infância
educação infantil
Pedagogia
movimento da Escola Moderna
Issue Date: 2017
Publisher: CRV
Citation: Magalhães, C. & Folque, M. A. (2017). As Crianças e a Gestão Cooperada do Currículo: uma experiência com o movimento da escola moderna em Portugal. In: N. Tavares Ujjie & S. R. Gardacho. Pietron (Org.), Práxis Educativa e Infância: intersecções para a formação integral da criança (pp. 35-48).Curitiba: CRV.
Abstract: Este texto tem por objetivo compartilhar experiências do Movimento da Escola Moderna (MEM) observadas durante um estágio de Pós-doutoramento em Portugal (2016-2017). Ao acompanhar a atividade de estágio das alunas do Programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar em salas que utilizavam o modelo do MEM, foi possível conhecer o modo como as crianças participam na gestão cooperada do currículo. Brevemente apresentamos o Movimento da Escola Moderna e passamos a partilhar alguns ‘instrumentos de pilotagem’ que criam nas crianças a necessidade e a possibilidade de gerir de modo cooperado o currículo num grupo que vive o seu dia-a-dia num espaço e num tempo estruturados. Por fim, realçamos as possíveis implicações para a prática pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21701
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Magalhães & Folque 2017 resumo.docx73.53 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois