Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21697

Title: Património e turismo ecocultural ─ A levada do Rei na ilha da Madeira, Portugal candidata a Património Mundial
Other Titles: Patrimonio y turismo ecocultural – La levada do Rei en la isla de la Madeira candidata a Patrimonio Mundial
Heritage and ecocultural tourism ─ Levada do Rei in the Island of Madeira, Portugal candidate to world Heritage.
Authors: Pereira, Marízia
Monteiro, Maria
Tereno, Maria
Keywords: Património ecocultural
Laurissilva
levadas
pedestrianismo
Issue Date: 27-Nov-2017
Publisher: Anais do Arquimemória 5 - Encontro Internacional sobre preservação do patrimônio edificado. O global, o nacional e o local na preservação do património. Salvador/Bahia/Brasil.
Citation: Pereira, M.; Monteiro, M.F.; Tereno, M.C.; (2017). Património e turismo ecocultural ─ A levada do Rei na ilha da Madeira, Portugal candidata a Património Mundial. Anais do Arquimemória 5 - Encontro Internacional sobre preservação do patrimônio edificado. Salvador – Bahia - Brasil.
Abstract: O conceito de património cultural refere-se a um conjunto de manifestações do homem, representativas da sua identidade e cultura. Reveste-se de particular importância – a Levada do Rei – na ilha da Madeira, uma infraestrutura hídrica que proporciona o abastecimento de água doce às populações da costa sul. A construção destes canais de adução e distribuição de água, ligando o norte ao sul, foram executados num relevo muito acidentado, com vales profundos e montanhas cobertas de vegetação. As levadas constituíram-se como um conjunto de canais que evitariam o escoamento da água para o oceano Atlântico, aproveitando-a em locais onde era escassa. Foram construídas em diversos materiais, de proveniência local ou transportados em situações perigosas, considerando o relevo irregular e clima instável. Ao longo dos canais, as veredas de largura variável, de escassos centímetros a vários metros, permitiram a construção de condutas e posteriormente a manutenção e gestão da água. No final do século XX, uma das transformações na sociedade global relacionou-se com as questões ambientais, nomeadamente com as preocupações da relação economia-ecologia-cultura. Em 1994, o Governo Regional da Madeira concretizou a sua candidatura a Património da Humanidade. Em prol do bom sucesso da candidatura da Floresta Laurissilva da Madeira (1999), o das levadas foi suspenso. Posteriormente, em 2015, foi retomado o processo de recandidatura. Tratar-se-ia do reconhecimento do valor excecional e universal da capacidade dos madeirenses em garantirem a sua sobrevivência tirando proveito da natureza ao vencerem obstáculos que pareceriam inultrapassáveis. Ao longo do tempo a prática de pedestrianismo nas levadas da ilha da Madeira tem tido projeção nacional e internacional. Este facto torna evidente a necessidade de promover as boas práticas e uma segurança eficaz nestes percursos. No caso particular da Levada do Rei, analisam-se alguns aspetos referentes à utilização destes trajetos, evidenciando-se as condições de segurança.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21697
Type: lecture
Appears in Collections:PAO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARQUIMEMÓRIA 5 - PROGRAMAÇÃO - PROGRAMME - PROGRAMA (19 nov 2017) (1).pdfPrograma722.22 kBAdobe PDFView/Open
texto edu levadas.pdfDocumento principal3.73 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois