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http://hdl.handle.net/10174/21124
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Title: | Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas |
Authors: | Cunha, Liliana Filipa da Silva |
Advisors: | Moutinho, Guida Filipa Veiga Matos, Ana Isabel Carvalho da Cruz Ferreira Pereira, Catarina Lino Neto |
Keywords: | Intervenção psicomotora Jogos de luta e perseguição Regulação emocional Competências Sociais Crianças institucionalizadas Psychomotor intervention Fighting and persecution games Emotional regulation Social skils Institutionalized children |
Issue Date: | 26-Apr-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi perceber os efeitos de um programa de intervenção psicomotora, baseado no jogo de luta e perseguição, na Regulação Emocional e nas Competências Sociais de crianças institucionalizadas (9-13 anos). Foi realizado um estudo quasi-esperimental com um desenho de pré e pós teste, a um grupo de 9 crianças, que num primeiro período, manteve as suas atividades normais (controlo) e, num segundo, usufruiu da intervenção (experimental), bissemanalmente, totalizando 19 sessões. Aplicaram-se o Child Perceived Coping Questionnaire, o Inventário de Comportamento da Criança para Pais, a Escala de Humor e Queixas Somáticas e o Questionário de Consciência Emocional antes do período controlo, após controlo e pré-intervenção e pós-intervenção. Obtiveram-se melhorias nos sintomas de Depressão, Ansiedade, score Total das variáveis da dimensão comportamento e competências sociais e Não esconder emoções. Este estudo possibilita a integração deste recurso terapêutico no processo de intervenção, assim como abre espaço a novas investigações; Effects of a psychomotor intervention program in emotional regulation and in social skills of institutionalized children
Abstract:
The aim of this study was to understand the effects of a psychomotor intervention program, based on the fighting and persecution game, in Emotional Regulation and the Social Skills of institutionalized children (9-13 years). A quasi-experimental study was conducted with a pre and post-test design, on a group of 9 children, who in the first period, maintained their normal activities (control) and, in a second, took advantage of the intervention (experimental), bi-weekly, totaling 19 sessions. There were applied the Child Perceived Coping Questionnaire, the Children Inventory Behavior for Parents, the Mood and Somatic Complaints Scale and the Emotion Awareness Questionnaire before the control period, after control and pre-intervention and post-intervention. There were improvements in the symptoms of Depression, Anxiety, variables Total score of behavioral dimension and social skills, and No hiding emotions. This study provides an approach of this therapeutic resource on intervention process, and opens space for new investigations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21124 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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