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Title: Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
Authors: Cunha, Liliana Filipa da Silva
Advisors: Moutinho, Guida Filipa Veiga
Matos, Ana Isabel Carvalho da Cruz Ferreira
Pereira, Catarina Lino Neto
Keywords: Intervenção psicomotora
Jogos de luta e perseguição
Regulação emocional
Competências Sociais
Crianças institucionalizadas
Psychomotor intervention
Fighting and persecution games
Emotional regulation
Social skils
Institutionalized children
Issue Date: 26-Apr-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O objetivo deste estudo foi perceber os efeitos de um programa de intervenção psicomotora, baseado no jogo de luta e perseguição, na Regulação Emocional e nas Competências Sociais de crianças institucionalizadas (9-13 anos). Foi realizado um estudo quasi-esperimental com um desenho de pré e pós teste, a um grupo de 9 crianças, que num primeiro período, manteve as suas atividades normais (controlo) e, num segundo, usufruiu da intervenção (experimental), bissemanalmente, totalizando 19 sessões. Aplicaram-se o Child Perceived Coping Questionnaire, o Inventário de Comportamento da Criança para Pais, a Escala de Humor e Queixas Somáticas e o Questionário de Consciência Emocional antes do período controlo, após controlo e pré-intervenção e pós-intervenção. Obtiveram-se melhorias nos sintomas de Depressão, Ansiedade, score Total das variáveis da dimensão comportamento e competências sociais e Não esconder emoções. Este estudo possibilita a integração deste recurso terapêutico no processo de intervenção, assim como abre espaço a novas investigações; Effects of a psychomotor intervention program in emotional regulation and in social skills of institutionalized children Abstract: The aim of this study was to understand the effects of a psychomotor intervention program, based on the fighting and persecution game, in Emotional Regulation and the Social Skills of institutionalized children (9-13 years). A quasi-experimental study was conducted with a pre and post-test design, on a group of 9 children, who in the first period, maintained their normal activities (control) and, in a second, took advantage of the intervention (experimental), bi-weekly, totaling 19 sessions. There were applied the Child Perceived Coping Questionnaire, the Children Inventory Behavior for Parents, the Mood and Somatic Complaints Scale and the Emotion Awareness Questionnaire before the control period, after control and pre-intervention and post-intervention. There were improvements in the symptoms of Depression, Anxiety, variables Total score of behavioral dimension and social skills, and No hiding emotions. This study provides an approach of this therapeutic resource on intervention process, and opens space for new investigations.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21124
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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