Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21084

Title: Contributos para o desenvolvimento de um modelo de análise contextualizada do desempenho escolar do grupo-turma
Authors: Verdasca, José
Keywords: Monitorização escolar; autorregulação; turma; análise e projeção contextualizada de resultados
Issue Date: May-2016
Abstract: O exercício metodológico desenvolvido tem como referência o universo das turmas do 5º ano de escolaridade de uma determinada subregião do continente (NUT III). Oferece um diagnóstico contextualizado do desempenho escolar e permite redistribuir e reajustar com intencionalidade e sentido de equidade opções de organização escolar, de gestão curricular e pedagógica e de rentabilização interna de recursos educativos face aos compromissos contratualizadas para cada uma das turmas tendo em conta as suas caraterísticas e estrutura composicional. Por outro lado, a disponibilização de informação e da sua gestão como recurso estratégico de governação escolar são fortemente indutoras de modos de regulação colaborativos e do desenvolvimento local de culturas organizacionais escolares abertas e participadas no âmbito do planeamento e articulação curriculares, das práticas letivas, da monitorização e avaliação do ensino e das aprendizagens, da organização e gestão curricular e pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21084
Type: other
Appears in Collections:PED - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Contributos para o desenvolvimento de um modelo de análise contextualizada do desempenho escolar do grupo-turma.pdf637.58 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois