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http://hdl.handle.net/10174/20967
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Title: | SmartLight: design inclusivo: sistema luminoso inteligente para o controlo de tráfico de veículos e de peões nas estrada |
Authors: | Teplov, Sergey |
Advisors: | Leandro, Sandra Sá, Jorge Hipólito de |
Keywords: | Design industrial Protecção de peões Sistema de controlo de trânsito Ergonomia cognitiva Semaphore Industrial design Pedestrian protection Traffic control system Cognitive ergonomics |
Issue Date: | 20-Mar-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente projeto pretende, numa ótica de Design Inclusivo e no âmbito do Design Industrial, redesenhar, melhorar e criar um novo semáforo. Após uma pesquisa sobre estas sinalizações de trânsito e verificando o funcionamento destes equipamentos estandardizados e globalizados foram encontradas falhas e, consequentemente, possibilidades de melhoramento funcional e sensorial para o bem de todos os utilizadores. Uma das principais lacunas, que se destaca no presente projeto, relaciona-se com a falta de visibilidade do peão que é fortemente condicionada também por questões climáticas. Pretende-se assim, com este projeto desenvolver uma proposta tendo em conta os pressupostos do Design Inclusivo para um novo semáforo, destinado à diminuição da sinistralidade rodoviária e aplicado a diferentes contextos físicos: aldeias, vilas ou cidades de pequena, grande ou média dimensão; Inclusive Design – Intelligent light system for traffic control vehicles and pedestrians on the road
Abstract:
The presented projects intends to, through an Inclusive Design perspective and whitin the scope of Industrial Design, redesign, improve and create a new semaphore. After researching these traffic signs and verifying the functioning of this standardized and globalized equipments, failures and, consequently, possibilities of functional and sensorial improvements were found for the benefit and well being of all users. One of the main gaps, which stands out in this project, relates to the lack of visibility of the pedestrians which is strongly conditioned by climatic issues. The aim of this project is to develop a proposal taking into account the assumptions of Inclusive Design for a new semaphore, aimed at reducing road accidents and applied to different physical contexts: villages, towns and small, medium or big cities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20967 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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