Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20847

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizada no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora - Escola Básica Integrada André de Resende e Escola Secundária André de Gouveia em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
Authors: Neves, Sérgio Filipe Duarte Sousa
Advisors: Pereira, Catarina
Keywords: Prática de ensino supervisionada
Leccionação
Processo ensino - aprendizagem
Necessidades educativas
Comunidade escolar
Supervised teaching practice
Teaching
Teaching - learning process
Educational needs
School community
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente documento surge no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano lectivo de 2009/201O, e pretende descrever de forma fundamentada e numa perspectiva crítica aquilo que aconteceu no decorrer desta prática ao longo do ano lectivo. Assim, através deste documento poderemos averiguar de que forma foi realizada a preparação e planificação das aulas tendo em consideração alguns pressupostos indispensáveis como a articulação com os programas nacionais, as avaliações realizadas aos alunos, as características das turmas, os recursos disponíveis e o contexto escolar. Partindo destes pressupostos o modelo de planeamento por etapas demonstra uma maior eficácia pedagógica, e como tal a sua implementação regulou todo o processo de ensino- aprendizagem. Posteriormente, a necessidade de avaliação deste mesmo processo torna-se indispensável durante a condução do ensino uma vez que permite averiguar as aquisições realizadas pelos alunos. Por outro lado, o papel de qualquer professor na escola não se resume às acções de leccionação, e como tal, através deste documento podemos constatar igualmente a importância atribuída à participação na escola e à relação com a comunidade escolar no que diz respeito à formação global dos alunos. Desta forma, face às exigências inerentes à acção docente e tendo em consideração as mudanças que se verificam nas realidades escolares torna-se de todo necessário proceder a uma constante actualização de conhecimentos para conseguir responder da melhor forma às necessidades educativas de determinada comunidade escolar. Neste contexto, como já foi referido, ao longo do presente documento torna-se possível averiguar como as acções desenvolvidas por mim durante a PES contribuíram para a minha formação enquanto agente de ensino, tendo em consideração os aspectos descritos. - ABSTRACT: This document summarizes my Supervised Teaching Practice (STP), which took place during the 2009/201O school year, and seeks to describe, in a founded manner and in an objective perspective, what took place during this practice throughout the school year. Thus, this document will make it possible to understand the methods of preparing and planning lessons considering several indispensable prerequisites such as coordination with national programs, student evaluations, the characteristics of the classes, resources available, and the overall context of the school. Based on these prerequisites, the step-by-step planning model proves to be more effective in teaching and, as such, its implementation regulated the entire teaching/learning process. Subsequently, the need to evaluate this process is indispensable during the teaching process to determine the progress made by the students. On the other hand, the role of any teacher in a school is not confined to teaching activities and, as such, this document also shows the importance given to participation in school and the relationship with the school community as it relates to the overall education of the students. Thus, given the demands inherent to teaching and taking into consideration the alterations that occur in school situations, it is necessary to carry out constant updating of knowledge to respond more effectively to the educational needs of a particular school community. ln this context, and as mentioned above, throughout this document it is possible to verify how the activities that I carried out during the STP contributed to my training as an educator, given the characteristics described.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20847
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sérgio Filipe Duarte Sousa Neves - Tese de Mestrado - 186 319.pdf18.98 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois