Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20837

Title: Concepções de hiperactividade e processos de ensino/aprendizagem no 1º cilo do ensino básico
Authors: Gaitas, Maria Helena Camilo
Advisors: Grácio, Maria Luísa Fonseca
Keywords: Hiperactividade
Aprendizagem
Inclusão
Ensino
Intervenção
Hyperactivity
Learning style
Inclusion
Education
Intervention
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo pretende identificar as concepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a hiperactividade e os processos de ensino/aprendizagem relativos a crianças com "Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção". Visa também aferir em que medida as estratégias educativas utilizadas pelos mesmos são consonantes com o advogado na literatura. A amostra é constituída por um total de 20 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de escolas da rede pública do Concelho de Évora. Os dados foram recolhidos através de um questionário constituído por questões abertas e tratados através de análises qualitativas e quantitativas. Os resultados obtidos revelam que a percepção dos professores converge em muitos aspectos com as concepções actualmente dominantes na literatura da especialidade no que diz respeito ao que é a hiperactividade infantil, aprendizagem da criança hiperactiva e intervenção. No que concerne a práticas de ensino/aprendizagem, verificamos que os professores ainda pouco têm em conta aspectos considerados como muito importantes por diversos autores (e.g., aprendizagem cooperativa, observação vicariante, adaptação de ambientes de aprendizagem e de gestão de tempo). ABSTRACT: This study seeks to identify teachers' conceptions of the 1st cycle of basic education on hyperactivity and the processes of teaching and learning they use with children with "Disorder Hyperactivity Attention Deficit." It also examines the extent to which educational strategies they use are in line with the lawyer in the literature. The study was conducted with a sample of a total of 20 teachers taught in public schools of Évora's Council. Data were collected through a questionnaire consisting of exploratory open questions and processed through qualitative and quantitative analysis. Analysis of data collected shows that the perception of teachers converges in many respects with the views now dominant in the literature such as what is child hyperactivity, hyperactive child's learning and intervention. As far as teaching practices are concerning we verify that teachers still have little regard to aspects considered very important by many authors (eg, cooperative learning, vicarious observation, adaptation of learning environments and management time).
URI: http://hdl.handle.net/10174/20837
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maria Helena Camilo Gaitas - Tese de Mestrado - 185 751.pdf16.55 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois