Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20826

Title: Efeitos de um programa integrado de mindfulness e inteligência emocional sobre o bem-estar, a positividade e o stress percebido no trabalho
Authors: Viana, Cláudia Tiago Ramos
Advisors: Sousa, Cristina de
Keywords: Mindfulness
Inteligência emocional
Rácio de positividade
Bem-estar afetivo
Stress percebido
Mindfulness
Emotional intelligence
Positivity ratio
Wellness
Perceived stress
Issue Date: 9-Jan-2015
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Diversos estudos têm vindo a aplicar programas de intervenção que integram técnicas de mindfulness com inteligência emocional em contexto clínico (Ciarrochi, Blackledge, Bilich & Bayliss, 2007; Ramos, Hernández & Blanca, 2009). O objetivo do presente trabalho é analisar os efeitos que um programa de treino integrado de mindfulness e inteligência emocional tem em contexto organizacional uma vez que neste contexto esta aplicação tem sido maioritariamente realizada de forma não integrada. Foram realizados três estudos longitudinais integrando grupos participantes e grupos de controlo. Noventa e um trabalhadores (N=91) participaram na pesquisa. Para avaliar os resultados da intervenção foram aplicadas escalas em três momentos (pré-intervenção, pós-intervenção, follow up) para avaliar os níveis de mindfulness, stress percebido, bem-estar afetivo, rácio de positividade, ansiedade e depressão. Os resultados revelam evoluções que apontam para o desenvolvimento de competências associadas à intervenção que permitiram aos participantes diminuir o stress percebido, aumentar o bem-estar afetivo e positividade; Effects of an integrated program of mindfulness and emotional intelligence on well being, positivity and perceived stress at work ABSTRACT: Several studies have been applying intervention programs that integrate mindfulness and emotional intelligence in clinical context (Ciarrochi, Blackledge, Bilich & Bayliss, 2007; Ramos, Blanca Hernandez & 2009). The objective of this study is to analyze the effects that an integrated training program of mindfulness and emotional intelligence has on organizational context, because in organizational context this application has been mostly performed in a non-integrated form. Three longitudinal studies with participant groups and control groups were performed. Ninety-one workers (N= 91) participated in the survey. To evaluate the results of the intervention, different scales were applied in three moments (pre-intervention, post-intervention and follow-up) to assess levels of mindfulness, perceived stress, wellbeing, positivity ratio, anxiety and depression. The results reveal that there was a development of competences associated with the intervention that allowed participants to reduce perceived stress, increase well-being and positivity ratio.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20826
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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