Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20774
|
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Sebastião, Luís | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Paulo de Jesus Silvério de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-02T10:58:14Z | - |
dc.date.available | 2017-03-02T10:58:14Z | - |
dc.date.issued | 2010-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10174/20774 | - |
dc.description.abstract | O objectivo desta dissertação foi a caracterização do Movimento Escutista nas suas componentes educativas e a partir delas a sua localização no quadro dos movimentos de educação não -escolar. Partiu-se do levantamento dos principais elementos que distinguiam o contexto histórico, social e cultural da Europa do séc. XIX/XX, que proporcionaram o surgimento do Escutismo e matizaram alguns dos seus elementos constitutivos. Foram, posteriormente, analisados os principais passos da vida do Fundador Robert Baden-Powell, a sua correlação com os principais componentes do Método Escutista. Elaborámos a descrição histórica do processo de formulação e desenvolvimento do Movimento do ponto de vista da organização administrativa, pedagógica e geográfica. Abordámos a complexificação do conceito de Educação e os contornos das discussões de educação formal, não-escolar. Por fim, a caracterização do actual momento e dos desafios que lhe são propostos nos alvores do séc. XXI. Destaque para a sólida identidade pedagógica do Movimento e a sua afirmação no quadro dos Movimentos associativos. A modernidade da sua proposta e inclusão na construção da "Sociedade de Aprendizagem" na era global. - ABSTRACT: The purpose of this essay was to characterize the Boy-scout Movement in its educational component parts and from them its place among the non-scholarly educational movements map. We started with a survey of the main elements which characterized the historical, social and cultural context of Europe in the 19th and 20th centuries, which made the Boy-scout Movement to appear and shaded some of its representative elements. Later we analysed the most important steps of the life of the Founder Robert Baden-Powell, its correlation with the main components of the Scouts Method. We elaborated the historical description of the formulation process and development of the Movement from the administrative, pedagogical and geographical organization point of view. We approached the complexity of the concept of Education and the outlines of the discussions around formal education and non-scholarly education. At last, we characterized the present moment and the challenges that are suggested in the dawn of the 21st century. We call the attention for the strong pedagogical identity of the Movement and its importance in the map of association Movements. The modernity of its proposal and inclusion in the construction of a "Learning Society" in the global era. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Évora | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação não escolar | por |
dc.subject | Educação formal | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escutismo | por |
dc.subject | Baden-powell | por |
dc.subject | Educação pela acção | por |
dc.subject | Auto-educação | por |
dc.subject | Movimento juvenil | por |
dc.subject | Non school educational | por |
dc.subject | Formal educational | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Scouting | por |
dc.subject | Education for action | por |
dc.subject | Self-education | por |
dc.subject | Youth movement | por |
dc.title | Educação não formal : o caso do escutismo | por |
dc.type | masterThesis | |
dc.identifier.sharewith | Esc. C. S. | por |
dc.identifier.authoremail | teses@bib.uevora.pt | - |
dc.identifier.scientificarea | 676 | por |
thesis.degree.name | Mestrado - Educação - Desenvolvimento Pessoal e Social | por |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|