Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20744

Title: As perguntas dos educadores como suporte dos processos de aprendizagem na educação de infância
Authors: Nunes, Cidália Dolores de Figueiredo Rodrigues
Advisors: Folque, Maria da Assunção
Keywords: Educação
Pré-escolar
Interacções
Aprender
Cooperação
Comunicação
Diálogo e linguagem
Reflexão
Participação guiada
Scaffolding
Pensamento partilhado sustentado
Perguntas
Pre-school
Education
Interactions
Learning
Cooperation
Collaboration
Communication
Dialogue and languaga
Reflection
Guide question
Scaffolding
Sustained shared thinking
Issue Date: Sep-2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo pretende explorar a forma como as crianças experienciam as interacções comunicativas com os adultos, em contexto de jardim-de-infância, promotoras da aprendizagem de qualidade. Pretende-se explorar os contributos da utilização de estratégias específicas, nomeadamente a utilização de perguntas, nas aprendizagens das crianças pequenas. Assim, conhecer e analisar os tipos de perguntas que duas educadoras que utilizam a pedagogia do Movimento da Escola Moderna, fazem em situações dialógicas de grande grupo; compreender como estas podem alimentar essas interacções, são os pontos de partida desta investigação. Para tentar fundamentar e sustentar esta pequena investigação recorreu-se a concepções da área das ciências da educação e da "psicologia sociocultural" onde Vygotsky, Bruner, Rogoff, Wells, Wells e Ball, Siraj-Blatchford et al., Mercer, Folque, serão alguns dos autores de referência. Na análise dos dados utilizados neste estudo, decorrentes de outra investigação (Folque, 2008), foram usados uma combinação de atributos pertencentes ao método quantitativo e qualitativo com o objectivo de complementaridade, sustentando-se e reforçando-se um ao outro, recorreu-se à análise estatística para complementar a análise descritiva e interpretativa. Decorrente da análise dos resultados, pretende-se retirar indicadores que nos permitam inferir se o uso de situações dialógicas de grande grupo, em que se assume a comunicação interactiva como fundamental, nomeadamente a utilização de perguntas abertas por parte do adulto, é potenciador do desenvolvimento do pensamento autónomo da criança. ABSTRACT: This study aims to explore how children experience the communicative interaction with adults, in the context of nursery, promoters of quality learning. We aim to explore the benefits of using specific strategies, including the use of questions, on learning of young children. ln this line this study analyses the questions used by two teachers using the Modem School Movement pedagogy in dialogical whole group activities in order to understand how these can enrich such interactions. The theoretical framework used in this inquiry used concepts of quality education drawn from educational sciences and sociocultural psychology where Vygotsky, Bruner, Wells, Wells e Ball, Siraj-Blatchford et al., Mercer, and Folque are key references. The analysis used data from another study (Folque, 2008), trying to complement a qualitative interpretative approach with a quantitative one in order to sustain further and to deepen the understanding of how dialogue components mediate processes of learning. From this analysis we aim to identify factors that would permit to infer how the use of whole group dialogical situations and specifically the use of open questions by the teachers is able to promote children's autonomous thinking. To support and sustain this little research was conceptions of Education Sciences and sociocultural "Psychology" where Vygotsky, Bruner, Rogoff, Wells, Wells and Ball, Siraj-Blatchford et al., Mercer, Folque, are some of the authors cited.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20744
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cidália Dolores de Figueiredo Rodrigues Nunes - Tese de Mestrado - 185 806.pdf17.06 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois