Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20620

Title: Inclusão, Inovação e Bem-Estar: a experiência das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI
Authors: Verdasca, José L. C.
Editors: Palmeirão, C.
Alves, J.
Keywords: aprendizagem e bem-estar, liderança e desenvolvimento profissional docente, abordagem curricular aberta, competências tecnológicas, socioemocionais e criativas.
Issue Date: Nov-2016
Publisher: Universidade Católica Editora
Citation: Verdasca, J. (2016). Inclusão, Inovação e Bem-Estar: a experiência das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. In C. Palmeirão e J. Alves (org.), Promoção do Sucesso Educativo: estratégias de inclusão, inovação e melhoria - conhecimento, formação e ação (9-39). Porto: Universidade Católica Editora.
Abstract: No presente texto pretendemos explorar e trazer à discussão outras opções e modos de organização escolar indutoras de abordagens e práticas educativas de caráter predominantemente preventivo por contraponto ao habitual e enraizado uso da reprovação como medida pedagógica remediativa e do seu efeito no risco de abandono e exclusão escolares. Para além da demonstração da falência técnica da medida e da consequente irrazoabilidade da sua aplicação como solução pedagógica sistemática e quase exclusiva no cenário educacional português, dispensando, mesmo nos ciclos iniciais de ensino, outras alternativas e caminhos de possibilidades, os ensinamentos adquiridos ao longo dos dois últimos anos letivos com o projeto 'Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI' vêm confirmar a emergência de outras abordagens e metodologias de trabalho na afirmação do sucesso educativo como condição natural da escola. Na sua base, estão, por um lado, a liderança curricular e pedagógica do professor na promoção e organização de abordagens curriculares abertas e enriquecidas, muito apoiadas em dinâmicas de transversalidade curricular e na diversificação de oportunidades e contextos de aprendizagem suportadas em parcerias de convergência escolar mobilizadoras de outras fontes de conhecimento, de outros atores, de outros recursos educativos, de outras linguagens, de outros espaços e, por outro lado, na criação de ambientes de aprendizagem motivadores, informais, lúdicos e de bem-estar e onde o recurso a ambientes tecnológicos como meio pedagógico-didático e a criação de dinâmicas socioemocionais e criativas parecem ser fortemente potenciadores do desenvolvimento natural de contextos de aprendizagem e bem-estar.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20620
ISBN: 978-989-8835-13-0
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Inclusão, Inovação e Bem-Estar, a experiência das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois