Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20574

Title: Relatório de ensino supervisionada, realizada no agrupamento vertical n.º 3 de Évora - Santa Clara e Escola Secundária Severim de Faria em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
Authors: Rosado, Diogo Gião
Advisors: Marmeleira, José
Keywords: Prática de ensino supervisionada
Processo ensino-apremdizagem
Intervenção pedagógica
Planeamento
Avaliação
Supervised practice teaching
Teaching-learning process
Pedagogical intervention
Planning
Assessment
Issue Date: Oct-2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório tem como objectivo efectuar uma retrospectiva e um balanço sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo na Prática de Ensino Supervisionada (PES). A prestação do aluno de PES foi ao longo deste relatório analisada minuciosamente, sendo na sua análise implícita uma reflexão crítica de carácter importante. A PES desenvolveu-se na EB 2;3 de Santa Clara, EB1 de São Mamede e na Escola Secundária de Severim Faria. Concluiu-se que o planeamento é essencial para que exista uma organização e controlo sobre o processo ensino­ aprendizagem; que a avaliação formativa é essencial para o sucesso dos alunos; o planeamento por etapas assume-se como o mais adequado para o processo ensino­aprendizagem. Por último considera-se que leccionar uma aula é muito mais que colocar os alunos a realizar uma modalidade desportiva, sendo necessário, pensar, planear, organizar, demonstrar, acompanhar, facultar informação e adaptar-se aos alunos e ao meio escolar. ABSTRACT; The present report aims to make a retrospective overview of the work throughout the school year in Supervised Practice Teaching (SPT). The present report aims to make a retrospective overview of the work throughout the school year in Supervised Practice Teaching (SPT). The work of the student of SPT is carefully examined through this report; a critical reflexion is implicit in all chapters. The SPT was developed in three schools: EB 2, 3, Santa Clara, EB1 São Mamede and Secondary School Severim Faria. lt was concluded that planning is essential for achieving a high level of organization and control on the teaching-learning process; that the formative evaluation is fundamental for the student’s success; and that a planning model based on stages seem to be the most appropriate for the learning process. Also, it was understood that teaching a lesson is much more than getting the students practicing a sport; it requires skills like planning, organizing, demonstrating, instructing and adapting to the students and school’s characteristics.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20574
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Diogo Gião Marmeleira Tese de Mestrado - 185 322.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois