Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20234

Title: Anthony Giddens e a teoria da estruturação
Authors: Baltazar, Maria da Saudade
Editors: CICS.NOVA.UÉvora
Keywords: Teoria
integração micro-macro
integração ação-estrutura
, teoria da estruturação
Issue Date: Nov-2016
Publisher: CICS.NOVA.UÉvora
Citation: Baltazar, M. Saudade. (2016). Anthony Giddens e a teoria da estruturação. Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais, 1: 85- 93.
Abstract: O presente artigo versa sobre o contributo teórico de Anthony Giddens, pela visibilidade e impacte que a sua obra sociológica tem vindo a assumir como um relevante modelo conceptual para as ciências sociais, em geral, e para a teoria sociológica, em particular, associado a uma abordagem de caráter crítico. A relação entre a permanência (estrutura) e o movimento (ação social), perspetivada na sua teoria da estruturação, representa de facto a componente base da sociedade, uma vez que é esta dualidade que torna a sociedade possível e molda o seu caráter ora na direção da permanência, ora na direção da mudança. Em síntese, o presente artigo é uma revisita a um trabalho anterior [1], que face à pertinência do seu conteúdo se justifica a sua divulgação nesta revista para estimular e aprofundar o debate científico-pedagógico junto dos doutorandos em Sociologia, sobre os sistemas sociais, contextualizando o seu lugar no tempo-espaço, e problematizando a ideia de estrutura como uma certa ordem virtual de diferenças, dita no sentido giddensiano, produzida e reproduzida no âmbito das interações sociais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20234
ISSN: 2183-9220
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
sb - 07 Saudade - Giddens e a teoria da estruturação pp 85-93.docx263.77 kBMicrosoft Word XMLView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois