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http://hdl.handle.net/10174/20197
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Title: | Atributos da Satisfação na Qualidade do Turismo: O património gastronómico da açorda Alentejana |
Authors: | Amaral, Rui Rocha, Susana Saraiva, Margarida |
Editors: | Álvaro, Rosa Pires, António Ramos Lourenço, Luís Saraiva, Margarida Moura e Sá, Patrícia |
Keywords: | Turismo Gastronómico Açorda Alentejana Satisfação Qualidade |
Issue Date: | Jun-2016 |
Publisher: | Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUAL) - Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) |
Citation: | Rui Amaral, Susana Rocha e Margarida Saraiva (2016) “Atributos da Satisfação na Qualidade do Turismo: O património gastronómico da açorda Alentejana”, in VII Encontro de Investigadores da Qualidade 2016 – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Álvaro Rosa, António Ramos Pires, Luís Lourenço, Margarida Saraiva & Patrícia Moura e Sá (Org.), Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUAL) - Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), Aqualuz Suite, TróiaResort – Setúbal, pp. 196-209. ISSN: 2183-1408, 3 de junho de 2016 |
Abstract: | Um dos pilares estruturantes da gastronomia portuguesa é a conhecida trilogia do
Pão, Azeite e Vinho, alimentos no quotidiano do mediterrâneo e muito presentes no
Alentejo. Entender a gastronomia como património alimentário de uma região ou
lugar pressupõe uma visão alargada, transversal e integradora de diferentes
atributos que se cruzam com tradições culturais alimentares e que é mais do que do
domínio culinário. A exploração das características do turismo cultural e de destino
(lugar) bem como dos atributos endógenos da açorda Alentejana em contextos
gastronómico, permite também avaliar que a promoção de festivais gastronómicos
e/ou de produtos regionais insere-se num paradigma de sustentabilidade, sendo que
a oferta de produtos regionais de qualidade deverá constituir elemento potenciador
do desenvolvimento socioeconómico à escala local e regional e, consequentemente,
atrair e fidelizar novos públicos. Com o presente artigo pretende-se avaliar as
expectativas e o grau de satisfação dos visitantes do 9º Congresso das Açordas
realizado em Portel, a partir da análise multivariada de um questionário adaptado
do modelo SERVQUAL. Os resultados mostram que as perceções dos visitantes
relativamente à qualidade do produto oferecido são satisfatórias e estão de acordo
com as expectativas. |
URI: | http://publicacoes.apq.pt/vii-encontro-de-troia/ http://hdl.handle.net/10174/20197 |
ISSN: | 2183-1408 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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