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Title: Atributos da Satisfação na Qualidade do Turismo: O património gastronómico da açorda Alentejana
Authors: Amaral, Rui
Rocha, Susana
Saraiva, Margarida
Editors: Álvaro, Rosa
Pires, António Ramos
Lourenço, Luís
Saraiva, Margarida
Moura e Sá, Patrícia
Keywords: Turismo Gastronómico
Açorda Alentejana
Satisfação
Qualidade
Issue Date: Jun-2016
Publisher: Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUAL) - Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ)
Citation: Rui Amaral, Susana Rocha e Margarida Saraiva (2016) “Atributos da Satisfação na Qualidade do Turismo: O património gastronómico da açorda Alentejana”, in VII Encontro de Investigadores da Qualidade 2016 – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Álvaro Rosa, António Ramos Pires, Luís Lourenço, Margarida Saraiva & Patrícia Moura e Sá (Org.), Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUAL) - Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), Aqualuz Suite, TróiaResort – Setúbal, pp. 196-209. ISSN: 2183-1408, 3 de junho de 2016
Abstract: Um dos pilares estruturantes da gastronomia portuguesa é a conhecida trilogia do Pão, Azeite e Vinho, alimentos no quotidiano do mediterrâneo e muito presentes no Alentejo. Entender a gastronomia como património alimentário de uma região ou lugar pressupõe uma visão alargada, transversal e integradora de diferentes atributos que se cruzam com tradições culturais alimentares e que é mais do que do domínio culinário. A exploração das características do turismo cultural e de destino (lugar) bem como dos atributos endógenos da açorda Alentejana em contextos gastronómico, permite também avaliar que a promoção de festivais gastronómicos e/ou de produtos regionais insere-se num paradigma de sustentabilidade, sendo que a oferta de produtos regionais de qualidade deverá constituir elemento potenciador do desenvolvimento socioeconómico à escala local e regional e, consequentemente, atrair e fidelizar novos públicos. Com o presente artigo pretende-se avaliar as expectativas e o grau de satisfação dos visitantes do 9º Congresso das Açordas realizado em Portel, a partir da análise multivariada de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL. Os resultados mostram que as perceções dos visitantes relativamente à qualidade do produto oferecido são satisfatórias e estão de acordo com as expectativas.
URI: http://publicacoes.apq.pt/vii-encontro-de-troia/
http://hdl.handle.net/10174/20197
ISSN: 2183-1408
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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